Pesquisar No Site
Ave ameaçada de extinção é tema em palestra para alunos do Rio do Ouro

Ave ameaçada de extinção é tema em palestra para alunos do Rio do Ouro

#PraCegoVer: O Palestrante tendo em mãos um VHF, antena que capta o sinal das aves. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Uma palestra sobre o Projeto Jacutinga foi realizada hoje (22/10), na EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada – CIEFI, no Rio do Ouro, para todos os alunos do período da manhã e da tarde, de 4 a 11 anos. O tema da palestra sobre uma ave que se encontra em risco de extinção teve o intuito de conscientizar as crianças da importância da preservação do meio ambiente. Além disso, os alunos também puderam conhecer os equipamentos de campo usados no Projeto para a reintrodução e monitoramento das aves Jacutingas, ameaçadas de extinção pela caça e pela coleta ilegal do palmito juçara que é seu principal alimento.
Todos os alunos da FASE I e II, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos, junto com suas professoras, participaram da palestra que foi ministrada pelo biólogo do Parque Estadual Serra do Mar, Roque Alves Pereira, que é também colaborador da ONG Save Brasil, responsável pelo Projeto Jacutinga.
O biólogo falou sobre a importância da preservação da fauna, flora e biodiversidade da Mata Atlântica, falou também sobre a ligação da vegetação com a qualidade da água, e sobre o risco de extinção das aves dispersoras de sementes, que são de grande importância para o reflorestamento. Além disso, Roque Alves levou à sala de aula equipamentos de campo, entre eles, bússola, GPS de trilha, tablet, protetor de perna, binóculos e equipamento VHF que capta o sinal transmissor da Jacutinga, para demonstração de uso.

#PraCegoVer: Alunos sentados, atentos na palestra. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Por conta da proximidade da escola do Núcleo Parque Estadual de Caraguatatuba, que é uma área de preservação da Mata Atlântica, a escola desenvolve muitos projetos de preservação ambiental, como por exemplo, S.O.S Rio do Ouro, que trata sobre os lixos jogados no rio e reciclagem do material; o Projeto de Olho no Óleo da Água, cujo objetivo é a venda do óleo arrecado pelas crianças. E além disso, a instituição tem uma parceria há dois anos com o Parque Estadual.
A Diretora, Vanuza Barbosa Quintanilha, diz que com esses projetos ambientais, toda a equipe quer passar para as crianças a importância do cuidado que devemos ter com o meio ambiente. “Queremos que as crianças saibam que nossa vida depende do meio ambiente. Nós temos que cuidar do nosso planeta, que é o nosso lar”, conclui.
Veja Também Recentes

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Centro de Reabilitação do CEM/CEO entrega 30 aparelhos auditivos a pacientes atendidos pela unidade
O Centro de Reabilitação Dra. Linamara Rizzo Battistella, no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO) de Caraguatatuba, realiza a entrega de 30 aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) no dia 14 de maio, a partir das 9h, a pacientes previamente atendidos pela unidade. A iniciativa é organizada pela Diretoria

Caraguatatuba dá início às oficinas sobre Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
De acordo com levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, o Brasil registrou uma redução de 14,6% no número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, atingindo o menor nível da série histórica. Apesar dessa diminuição, ainda

Xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba se classificam para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
Caraguatatuba recebeu neste fim de semana (26 e 27) a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo masculino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Com os resultados, as equipes de xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba garantiram a classificação para a