Pesquisar No Site
Hora do Mamaço encerra 3ª Semana de Segurança Alimentar

Hora do Mamaço encerra 3ª Semana de Segurança Alimentar

#PraCegoVer: Mãe sentada em uma poltrona amamenta o filho. (Foto: Luís Gava/PMC)
Várias mães com seus pequenos se encontraram numa grande confraternização na Hora do Mamaço, realizada no sábado (20/10), no Serramar Shopping.
A ação teve início com a palestra da coordenadora do Centro de Aleitamento Materno Infantil (Ceami), Ana Cláudia Tripac. Na oportunidade, ela ressaltou a importância da amamentação até os seis meses de vida do bebê com o leite materno.
“Amamentar reduz o risco de doenças respiratórias, gastrointestinais e alergias, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo da criança. Também não é ilegal ou imoral amamentar em locais públicos”, ressaltou.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, visitou a Hora do Mamaço e disse que amamentou as duas filhas. “Foi muito importante para que elas crescessem saudáveis. Faz um bem enorme tanto para mãe quanto para o filho. É um momento de muito amor e cumplicidade. Agradeço a todas as mães que vieram nos prestigiar”, declarou.

#PraCegoVer: A presidente do Fundo de Solidariedade de Caraguatatuba e o secretário de Saúde Amauri Toledo posam com a equipe do Banco Municipal de Leite Materno, do Ceami e Banco de Alimentos. Ao centro uma mãe está sentada amamentando o filho. (Foto: Luís Gava/PMC)
Já o secretário de Saúde, Amauri Toledo, contou que está sendo realizado um levantamento junto aos médicos pediatras da Santa Casa que receitam fórmulas para os bebês. “Essa prescrição deve ser indicada somente quando a amamentação não é possível. Queremos que os pediatras sejam parceiros no incentivo ao aleitamento materno”, anunciou.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, comemorou os seis meses de funcionamento do Banco de Leite Humano e também um ano de atividades do Banco de Alimentos. “São dois equipamentos primordiais e de suma importância para a estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Caraguatatuba e trouxeram grande benefício para a população”, ressaltou.
Samantha Sayuri, 24 anos, levou os três filhos: Isaac, três meses, Cauã, três anos e Natascha, cinco anos. “Fui amamentada até os quatro anos de idade. Amamentei minha filha até os dois anos, o segundo filho mais de um ano e agora estou no terceiro. Tenho certeza que os três são muito saudáveis por terem recebido o leite materno”, afirmou.
Já Cíntia Alves, 40 anos, levou o filho Pedro de dois anos e um mês. “Ele mamou somente no peito até os seis meses. Depois fui introduzindo papinha e frutas de acordo com orientação da nutricionista do Ceami. Meu filho nunca tomou um antibiótico”, destacou.
A Hora do Mamaço integra as ações da 3ª Semana de Segurança Alimentar e do 1º Seminário de Segurança Alimentar, realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com a Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade para marcar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado dia 16 de outubro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Este ano o tema é “Fome Zero”.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora