Pesquisar No Site

Família e escola são fundamentais para combater epidemia de obesidade infantil

Publicado em: 11/10/2018
IMG_1007
Família e escola são fundamentais para combater epidemia de obesidade infantil

#PraCegoVer Pessoas em plateia assistem a palestra. (Foto: Divulgação/PMC)

No 1º Fórum de Esportes e Promoção da Saúde, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com o Instituto Phorte Educação, quarta-feira (10/10), no Teatro Mario Covas, a professora doutora Bruna Oneda, foi categórica ao afirmar que a obesidade de crianças e adolescentes já é uma epidemia mundial e que a solução passa por uma parceria entre pais e professores para combater esse distúrbio.

A OMS define a obesidade com base no Índice de Massa Corporal (IMC) — calculado por meio da divisão do peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). Um indivíduo com um IMC de 25 pode ser considerado acima do peso e a partir de 30, obeso.

Na palestra cujo tema foi “Obesidade e exercício físico em diferentes faixas etárias”, Oneda afirmou que é possível modificar o estilo de vida, adotando atividades físicas regulares e alimentação balanceada. De acordo com a especialista em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Resistido na Saúde, as pessoas, em geral, precisam mudar essa cultura de assistir TV, usar o tablete ou ver filmes, comendo algo.

“Não é gordofobia como muitos querem fazer acreditar. É realmente um problema que precisa ser encarado de frente. Os exames de sangue das pessoas acima do peso permanecem dentro da normalidade até por volta dos 40 anos. Porém, o efeito no organismo é cumulativo. As consequências serão sentidas posteriormente, com o aparecimento de diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial e doenças do coração. A obesidade se combate com conhecimento”, destacou.

Sobre os dados da rede escolar municipal coletados pela equipe de projetos da Secretaria de Educação, no Programa Boa Medida, que revelou que 38% dos alunos estão acima do peso ideal, a palestrante disse que é preciso firmar uma parceria com os pais e responsáveis, além da alimentação balanceada.

“Também é preciso que as aulas de educação física tenham tempo suficiente para proporcionar aos alunos gasto calórico. Com os programas Boa Medida e Caraguá Mais Saudável, o município tem excelentes ferramentas para combater a obesidade na rede escolar”, afirmou.

Prestigiaram o evento o secretário de Saúde, Amauri Toledo, representando do prefeito Aguilar Júnior; de Educação, Márcia Paiva; de Esportes, Edvaldo Ormindo da Silva; de Administração, Ricardo Romera Neto; o presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar e os vereadores Evandro do Nascimento e Francisco Carlos Marcelino.

#PraCegoVer Pessoas em plateia assistem a palestra. (Foto: Divulgação/PMC)

Boa Medida e Caraguá mais Saudável – O programa Boa Medida foi desenvolvido pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação e tem o objetivo de identificar e encaminhar esses estudantes para os Núcleos de Atividade Esportiva e de Práticas Corporais, onde integrarão um programa de atividades esportivas, três vezes por semana, com duração de 60 minutos cada aula, para a promoção da saúde e redução de peso.

O projeto prevê ainda a instalação do Centro de Medidas Corporais e de Avaliação Física – Cemcaf, o primeiro do Litoral Norte. O local será equipado para oferecer aos alunos, um programa de avaliação específica da composição corporal, bem como orientações e acompanhamento psicológico, nutricional e de atividades corporais de promoção da saúde.

Já o Programa Caraguá mais Saudável, desenvolvido pela equipe de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre os riscos de desenvolver obesidade, sobrepeso, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabetes por causa do excesso de consumo de sal, açúcares, gorduras presentes nos alimentos industrializados. Para isso um grupo de nutricionistas percorre as escolas demonstrando o quanto de sal, açúcar e gorduras estão presentes em vários alimentos como refrigerantes, sucos, massas, doces e salgados.

Dados da OMS – No ano passado, a Organização Mundial de Saúde em parceria com o Imperial College de Londres divulgaram o maior levantamento epidemiológico já realizado no mundo sobre obesidade.

Foi constatado que a obesidade cresceu 11 vezes entre jovens nas últimas quatro décadas. A prevalência de obesidade mundial em meninas saltou de 0,7% em 1975 para 5,6% em 2016. Em meninos, a alta foi ainda maior no mesmo período: saiu de apenas 0,9% para 7,8%.

Como consequência, 124 milhões de crianças e adolescentes entre 5 a 19 anos ao redor do mundo estavam obesos em 2016. Há ainda mais 213 milhões nessa faixa etária que apresentam sobrepeso e estão no limiar da obesidade.

Para a OMS o estudo revela uma verdadeira epidemia global. O fenômeno do aumento de peso está acontecendo em todos os continentes, mas a tendência é mais preocupante nos países pobres e emergentes.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross

A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross (BMX) ocorreu na cidade de Paulínia, no dia 16 de março, e os atletas de Caraguatatuba obtiveram destaque na competição. O atleta Caio Garcia foi o campeão da categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos brilhou com o vice-campeonato na categoria ‘boys 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/03/2025
Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira

A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/03/2025
Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua

Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 25/03/2025
Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil

Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/04/2025
Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira

A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 27/03/2025