Pesquisar No Site
Geriatra alerta sobre principais sintomas do Alzheimer durante palestra no Ciapi
Geriatra alerta sobre principais sintomas do Alzheimer durante palestra no Ciapi
Mais de 160 pessoas participaram nesta quinta-feira (20/09) da palestra sobre Alzheimer, promovida no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira.
O tema foi abordado pela Dra. Regina Gambaro de Abreu, especialista em Geriatria, que explicou sobre o diagnóstico da doença e os principais alertas. Segundo a Dra, a cada quatro segundos uma pessoa é diagnosticada com demência no mundo.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de evolução lenta e progressiva que causa demência. Compromete múltiplas funções, como memória, linguagem, pensamento, compreensão, orientação, cálculo, aprendizado e julgamento.
Segundo a médica, a doença inicia antes dos sintomas surgirem, porém nem toda perda de memória é Alzheimer. “A doença é marcada pelo esquecimento dos fatos mais recentes. Normalmente no início, a pessoa se recorda das lembranças antigas”, explicou.
A doença apresenta os seguintes sintomas: perda de objetos em lugares inapropriados (ex.: óculos na geladeira ou pendurado no varal); dificuldade em completar tarefas, pois percebe que não consegue fazer corretamente; desorientação espacial ou temporal, quando não reconhece mais o lugar ou não tem noção do dia/mês em que está.
A doença também dificulta continuar uma conversa, pois a pessoa não consegue dar sequência, devido ao esquecimento; tem alucinações e começa a inventar histórias; alterações da percepção; distúrbio do sono, entre outros.
A médica alerta para que a família continue a estimular a pessoa com Alzheimer a realizar pequenas tarefas, pois o exercício da mente é muito importante. “Outro fator importante é não discutir ou desconfiar diante das alucinações, apenas tentar acalmar o familiar ou paciente”, destacou.
A Dra. Regina ainda ressalta que não existe um exame de sangue para detectar a doença, mas que há marcadores que podem identificar alterações no organismo que dão indícios de possível desenvolvimento do Alzheimer.
No Brasil, existem mais de 1,2 milhões de pessoas com demência. Por ano, 5 mil pessoas são diagnosticas com a doença. “As mais afetadas são as mulheres, talvez pela expectativa de vida ser maior que a dos homens”, disse a geriatra.
Veja Também Recentes
Professora da rede municipal apresenta experiência em sala de aula no Seminário Internacional da Faculdade de Educação da USP
A experiência em sala de aula, da professora Michele Lúcia Moreira Barbosa, no 2º ano, da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, bairro Indaiá, foi uma das selecionadas para apresentação dentro do 23º Seminário Internacional de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. O evento foi na Faculdade de Educação da
Caraguatatuba é reconhecida em dupla premiação por eliminar transmissão vertical de HIV e Sífilis
Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (12), o prestigiado 6º Prêmio Luiza Matida, em reconhecimento à sua conquista na eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis congênita. A cidade integrou um grupo de 34 municípios do estado de São Paulo que receberam a dupla certificação. A cerimônia de premiação ocorreu durante
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
Os Travados/Caiçara e P. Barcelona disputam o título de Campeões do futsal Série Ouro nesta sexta
A quadra do Morro do Algodão será palco da disputa final do Campeonato de Futsal Série Ouro nesta sexta-feira (8). Os times Os Travados/Caiçara e P. Barcelona vão disputar a final a partir das 20h. As partidas são realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esporte e
Obra de sistema de drenagem no Aruan continua
A Prefeitura de Caraguatatuba continua trabalhando na implantação de um novo sistema de drenagem na avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na altura do bairro Aruan. A equipe da Secretaria de Obras Públicas (Secop) trabalha no sentido Centro. O desvio está sendo feito pela faixa de estacionamento