Pesquisar No Site
Aluna com surdez participa de curso de Corte e Costura com acessibilidade na comunicação
Aluna com surdez participa de curso de Corte e Costura com acessibilidade na comunicação
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba protagonizou na quarta-feira (19/09), a primeira aula a ter como integrante de um curso uma aluna com surdez. Para isso, a Prefeitura de Caraguatatuba disponibilizou uma intérprete de Libras da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
A aluna Thais Melo Monteiro, de 27 anos, contou que devido ao recurso da interpretação de Libras, teve acesso simultâneo às informações e orientações, assim como as demais integrantes ouvintes da turma.
“Já manuseava em casa uma máquina de costura doméstica, mas minha grande expectativa era utilizar máquina industrial e me especializar para futuramente gerar renda. Estou bem animada”.
A intérprete Marcela Sugahara atuará integralmente na oficina de Corte e Costura para viabilizar a comunicação da aluna com a professora e as demais participantes do curso.
Marcela que também coordena o setor de Comunicação Inclusiva da Sepedi explica que essa interpretação é essencial para promover a acessibilidade na comunicação, visando o protagonismo e autonomia das pessoas surdas. “Disponibilizando a interpretação da Libras nos serviços municipais, é que as pessoas com deficiências alcançarão seu espaço digno na sociedade”, destacou.
O secretário da Sepedi, Léo Macedo, ressaltou a importância do fortalecimento da parceria entre as secretarias para garantir o cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência, previstos nas políticas públicas. “Esta parceria é fruto de uma gestão humanizada”.
Para a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, esta iniciativa irá motivar outras pessoas com deficiência a participarem dos projetos sociais. “Importante lembrar que nossos cursos são abertos a todos os públicos, desde que atendam aos critérios socioassistenciais”.
Veja Também Recentes
Campeonato de Futebol Amador 1ª e 2ª divisão de Caraguatatuba chega às semifinais
Os times que disputam o Campeonato de Futebol Amador da 1ª e 2ª divisão chegaram às semifinais e irão jogar neste domingo (17), no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonlçalves (Cemug) e CA Poiares, a partir das 13h. Pela 1ª divisão o jogo será decidido no campo do Cemug.
Audiências da atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev começam nesta quinta-feira na Câmara
O projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) será discutido nesta quinta-feira (31/10) e na próxima segunda-feira (4/10), às 18h, na Câmara Municipal, no Centro. Técnicos do CaraguaPrev vão explicar a
Festival de Artes Marciais recebe mais de 2 mil pessoas em Caraguatatuba”””””””””””””””””””
O 3º Festival de Artes Marciais, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba e em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, reuniu mais de 2 mil pessoas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no último sábado (2). Com a participação de aproximadamente mil atletas de diferentes modalidades, integrantes do
Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares
O Polo Cultural do Poiares foi palco para uma programação de dança e homenagem neste sábado (9). Com o espaço lotado de antigos alunos e seus familiares, além de apresentações de grupos, o ponto alto do evento foi a homenagem prestada à Carla Bueno, que teve seu nome dado à
Campanha de vacinação contra a febre amarela imuniza 474 pessoas em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela, com 474 pessoas imunizadas. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde como medida preventiva para aumentar a cobertura vacinal da população e proteger contra a doença. O público-alvo da campanha foram pessoas não