Pesquisar No Site
Mais de 30 mil pessoas acompanham Encenação da Paixão de Cristo em Caraguá

Mais de 30 mil pessoas acompanham Encenação da Paixão de Cristo em Caraguá
Uma Encenação da Paixão de Cristo para ficar na história de Caraguatatuba. Foi o que ocorreu na noite de sexta-feira (14), na Praça da Cultura, que reuniu mais de 20 mil pessoas. Outras 10 mil acompanharam tudo pelas redes sociais na primeira exibição ao vivo nos 10 anos da atração. Sobram elogios e comparações até mesmo com filmes e novelas devido à qualidade do espetáculo.

Mais de 30 mil pessoas acompanham Encenação da Paixão de Cristo em Caraguá (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
“Este foi o primeiro ano que consegui assistir pessoalmente e minha filha chorou de emoção com a cena da crucificação. Ela me dizia que não queria que papai do Céu morresse”, contou Rosinete Dionísio da Câmara Pires 34 anos, ADI, moradora no bairro Itaunas, em Caraguá.
Também pela primeira vez assistiu a dona de casa Silvia Helena Pinto, 42 anos, de Lorena, junto com a filha Eloá Bertolini Maruco, 9 anos. As duas saíram extasiadas da apresentação e com os olhos marejados. “Amei. Tava muito legal. Eu não sabia direito a história de Cristo e os detalhes ficaram incríveis, foi emocionante”, disse a pequena. Seu depoimento foi corroborado pela mãe que fez questão de dar os parabéns a todos os envolvidos. “Muito bonito, simplesmente maravilhoso”.
O casal paulistano Dilse Rocha Teixeira Martins, 62 anos e Pedro Cardoso Martins, 63 anos, conta que é a quarta vez que acompanha a encenação e a cada ano está melhor. “Amamos, viemos pela quarta vez aqui e adoro. É um trabalho bonito, com som maravilhoso e sempre recomendo e divulgo dentro do que posso”, disse a aposentada. “Ano que vem estaremos de volta”, completou seu marido.
Nova estrutura
Realizada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural e a Prefeitura de Caraguatatuba, este ano a encenação foi um marco

Pela primeira vez evento foi transmitido, ao vivo, pelas redes sociais, e mais de 10 mil se emocionaram (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
na história da cidade. O palco de Pilatos foi reconstruído e contou com iluminação especial. No total, foram quatro palcos móveis que juntos somaram 700 m² de estrutura, mais o palco de concreto da Praça da Cultura, e uma iluminação três vezes maior que a do ano anterior.
Números de impressionar aos olhos em relação à produção e transmissão. Foram 752 comentários, mais de 1 mil curtidas e 545 compartilhamentos. Neusa Santos fez questão de informar que estava assistindo diretamente de Porto Seguro (BA). Lucia Helena de Vaga disse que estava mais bonito que os filmes na TV. Douglas Conceição elogiou as estruturas de som e luz. “Este ano fantástico!”.
Quem também não conteve a emoção foi o prefeito Aguilar Junior que acompanhou tudo de perto. “Lindo ver a encenação daquilo que a gente crê, é a nossa fé traduzida em palavra e os atores exteriorizaram isso de forma emocionante. Todos estão de parabéns e ano que vem será ainda melhor, sempre surpreendendo”.
Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, o momento é de agradecimento ao diretor do espetáculo, Heron Carillo e a todos os envolvidos. “Meu muito obrigada aos funcionários e voluntários porque sozinhos não somos ninguém e juntos mostramos que fazemos a diferença”.
Com sensação de dever cumprido, o diretor do espetáculo lembra que foi mais de um mês trabalhando 12, 14 horas por dias, “mas com muita felicidade para concluir esse grande desafio de ver as pessoas atuando, se empenhando, dando o melhor de si. E ainda temos de agradecer porque não choveu. Foi tudo muito bonito, maravilhoso”.
Jesus
Cenas como a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo sempre marcam quem assiste. Mas para ele, Mauro Morais, que interpreta Jesus há 10 anos em Caraguá, cada ano um sentimento é reforçado. “Este é um papel emblemático, comecei fazendo Cristo nos meus 18 anos de carreira, sendo 10 deles só em Caraguá. A cada interpretação, sempre acabamos revendo coisas novas, a nossa humanidade. Quem tiver oportunidade de fazer, faça. A gente se sente muito humilhado porque essa é uma minúscula parte do que Ele sofre por nós e serve pra gente rever nossas atitudes, até que ponto a gente se entrega na mão de Deus”.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um