Pesquisar No Site
Dia da Independência em Caraguatatuba é marcado por comemorações em sete pontos da cidade
Dia da Independência em Caraguatatuba é marcado por comemorações em sete pontos da cidade
O tempo colaborou e a manhã de sol deste dia 7 de setembro foi marcada por muita alegria e descontração nos sete núcleos escolares, onde ocorreram as comemorações do Dia da Independência.
A primeira solenidade teve início às 7h30, Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos (Praça da Cultura), no Centro, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Aguilar Junior; do estado de São Paulo, pelo capitão Newton Kruger Tallens Júnior, do 4º subgrupamento do Corpo de Bombeiros; e do município, pelo presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar, e também com a execução dos hinos Nacional Brasileiro, de Caraguatatuba e da Independência, pela banda Carlos Gomes, regida por Evandro Silva.
O padre Carlos Alberto da Silva, o Padre Beto, e o presidente do Conselho de Pastores de Caraguatatuba, pastor Arthur Brulher, também fizeram orações e desejaram bênçãos aos presentes e à nação brasileira.
“Nesses 196 anos em que o Brasil declarou sua independência de Portugal nosso país enfrentou vários desafios, muitas dificuldades e vitórias também. Portanto, temos muito que comemorar sim. Hoje temos liberdade de expressar ideias, escolher e professar nossa fé e exercer a democracia nas eleições. Devemos sempre relembrar a história do nosso país junto às nossas crianças porque elas são o futuro do Brasil”, declarou Aguilar Junior.
Professores e alunos das unidades escolares municipais do Indaiá, Estrela D’Alva, Martim de Sá, Ipiranga, Sumaré, Cantagalo e Rio do Ouro; Grupo de Escoteiros Caraguatá e Grupo de Escoteiros Coronel Edgard Armond; Guarda Mirim de Caraguatatuba; integrantes do Água Viva Coral participaram das atividades no polo do Centro.
Em seguida, a comitiva formada pelo prefeito, vice-prefeito, secretários, adjuntos, vereadores e servidores seguiu para o segundo polo, no bairro Porto Novo, em frente ao CEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo, que reuniu docentes e estudantes das escolas municipais do Porto Novo, Morro do Algodão e Praia das Palmeiras.
Seguiram-se as festividades no CIDE Sul, no Perequê-Mirim, às 10h15; no Ciase Governador Adhemar Pereira de Barros, no bairro Travessão, às 11h; no CIDE Centro, no Tinga, às 11h45; em frente à EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, às 12h30. O encerramento ocorreu no CIDE Norte, em frente ao CEI/EMEI Profª Maria Eugênia Aranha Chodounsky e a EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado.
Cama elástica, mágicos, palhaços, apresentação de judô, ginástica rítmica, apresentações da Fanfarra da EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, Banda Marcial Municipal de Caraguatatuba, Fanfarra Municipal Comunidade Alaor (Famcal), Banda Marcial Cide do Tinga, Fanfarra da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba) e muita pipoca fizeram a festa da criançada nos núcleos escolares.
“Gostei da comemoração no bairro. Assim, agrega mais as pessoas que moram aqui” , disse João Carlos dos Santos Morais, 41 anos, morador do Casabranca, que estava com a esposa Patrícia, 36 anos, e os filhos Leandra Cristina, 17 anos, João Carlos Filho, 12 anos e Paulo Ricardo, 7 anos, que estudam em escolas na E.E Benedito Miguel Carlota, EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, respectivamente.
Ao final da maratona, o prefeito afirmou estar satisfeito com a festividade em vários pontos da cidade: “Fizemos a comemoração do Dia da Independência descentralizado para que as comunidades de sul a norte pudessem participar com toda família”.
Aguilar Junior aproveitou a oportunidade, em cada região, para agradecer aos professores pelo excelente resultado das unidades escolares municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A meta projetada pelo Ministério da Educação para o 5º ano era de 5,9 e Caraguatatuba teve a pontuação de 6,4. Para os 9º anos, a meta projetada pelo MEC foi de 5,1 e o município alcançou 5,2.
Veja Também Recentes
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre
Prefeitura publica homologação da classificação da 2ª Fase do Curso de formação para a GCM
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Comissão do Concurso Público, publicou nessa segunda-feira (04), no site oficial, a homologação da Classificação Preliminar da 2ª Fase do Curso de Formação para a Guarda Municipal de Caraguatatuba (GCM). Veja aqui O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos,
Prefeitura executa obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, executa as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como da
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking de outubro do Procon de Caraguatatuba
O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou a formalização de 1.457 procedimentos dos 722 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de outubro. Desse montante, 735 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de outubro foi dominado por problemas com envio