Pesquisar No Site
SEPEDI promove ação na 6ª Semana de Prevenção às Deficiências
SEPEDI promove ação na 6ª Semana de Prevenção às Deficiências
A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPEDI) realizou ontem (27/08) a 6ª Semana de Prevenção às Deficiências com a ação “Compreender para Prevenir”, que começou pela manhã com uma ginástica laboral dirigida pelo professor de Educação Física do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), Zaquel Santos.
Em seguida, o evento contou com um World Café, para que os participantes fizessem reflexões sobre temas com as seguintes questões: O que é deficiência? O que é doença? O que é barreira? O que é facilitador? E quais são as causas da deficiência?
Após um momento de descontração com o intuito de que os grupos interagissem com os demais, foi proferida uma palestra explicando o que foi refletido no World Café e as tipificações das deficiências (Deficiência física, Deficiência psicossocial, Deficiência intelectual, Deficiência auditiva-sensorial, Deficiência visual-sensorial) e a Deficiência em um contexto geral.
A ação foi conduzida pela Diretora da Divisão de Políticas de Articulação e também fonoaudióloga, Paula Hiromi Kavadi e pela Terapeuta Ocupacional, Keiko Simon Ushiwata. “O objetivo foi trazer ao entendimento da rede os conceitos deficiência, doença, prevenção, barreiras, facilitadores para despertar o papel de cada um como agente de prevenção às deficiências”, explicou ela.
Ellen Cristina Dias Praga, a medalhista em atletismo do Brasil e das Américas e que também faz natação, participou da ação e disse ter percebido interesse dos que ali estavam e que é um assunto que deveria ser mais tratado. “Como deficiente, aprendi muitas coisas novas e acredito que seja um assunto que precisa ter mais visibilidade”.
Veja Também Recentes
Campanha de vacinação contra a febre amarela imuniza 474 pessoas em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela, com 474 pessoas imunizadas. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde como medida preventiva para aumentar a cobertura vacinal da população e proteger contra a doença. O público-alvo da campanha foram pessoas não
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
Campeonato Amador da 1ª e 2ª Divisões de Caraguá definem finalistas
Quatro times vão disputar a final do Campeonato de Futebol Amador pela 1ª e 2ª divisão nas próximas semanas, a partir das 11h, no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Valendo a taça, os times EC Travessão e AA Corinthians disputarão pela 2º divisão no próximo domingo (24/11).
Caraguatatuba está com vagas disponíveis para feiras de Artes e Artesanatos do Centro e da Martim de Sá
Caraguatatuba segue até o dia 27 de novembro com inscrições abertas para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro e da Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá. São disponibilizadas três vagas para
UNITAU e Prefeitura de Caraguatatuba realizam atividade com foco na prevenção de acidentes nas praias
A Universidade de Taubaté (UNITAU), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, realizará neste sábado (9), das 8h às 12h, uma ação que visa à prevenção de acidentes nas praias. A iniciativa é parte do programa “UNITAU na sua vida”, que visa integrar saúde, educação e conscientização em benefício da comunidade,