Pesquisar No Site
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza treinamento contra insônia

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza treinamento contra insônia

#PraCegoVer: Pessoas sentadas de costas para a câmera fotográfica, assistem palestra sobre insônia, ministrada no Caps de Caraguatatuba. (Foto: Talita Fernanda/PMC)
Mais de 40 pessoas participaram, nesta quinta-feira (17/08), do treinamento contra insônia, ministrado pelo psiquiatra, Sérgio Tonetto, no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Caraguatatuba, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde. O foco dos encontros, com esta e outras temáticas, é a busca pela efetiva independência de remédios.
Os treinamentos são realizados por meio de palestras com acesso livre a toda população. No próximo encontro, o médico falará sobre as “Estratégias Mentais para se ter alegria e disposição”, no dia (30), às 15h40, também no Caps de Caraguatatuba.
“Por meio de programação neurolinguística, psicoterapia e até regressão, procuro ensinar aos participantes que sentimentos de culpa, raiva e cobranças devem ser compreendidos para serem deixados de lados. Uma hora ou até duas horas antes de dormir, o celular deve ser deixado de lado e coisas do trabalho devem ficar no trabalho”, explica Sérgio Tonetto entre outras dicas.
Para o médico, os principais quesitos a serem seguidos são voltados ao “compartilhar”, “aprender” e “esvaziar-se”. Em busca destes princípios, o palestrante falou sobre a importância de compartilhar o que se aprende; praticar o que se ensina; mudar o jeito de ser, caso não esteja alcançando os resultados esperados e aprender a chorar, quando se está triste.
Além disso, é importante que os problemas do dia a dia ou familiares não sejam levados para dentro do quarto; considere o próprio quarto como um lugar sagrado, de onde brigas e discussões devem ficar fora.
Quanto ao celular, o psiquiatra afirma que o aparelho não deve ser levado para o quarto. “Caso haja alguma necessidade de usar o aparelho como despertador, por exemplo, este deve ser deixado com a luz amarela. Evite sempre à noite a luz branca azulada, pois esta, além de atrapalhar o sono, causa cegueira aos poucos”, destacou Tonetto.
Outra dica importante, segundo o palestrante, é resolver tudo o que se precisa resolver e amenizar todas as preocupações do dia fora do quarto, evitando-se, desta forma, entrar com raiva ou ansiedade no ambiente onde se dorme.
Veja Também Recentes

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área