Pesquisar No Site
Programa Trânsito Legal vai a mais uma escola particular de Caraguatatuba

Programa Trânsito Legal vai a mais uma escola particular de Caraguatatuba

#PraCegoVer: Alunos sentados e dois agentes de trânsito, instrutores do programa, posam para foto na sala de aula (Foto: Luis Gava/PMC)
O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, foi levado, nessa sexta-feira (10/08), pela primeira vez à escola de ensino particular Colégio Batista Internacional de Caraguatatuba (CBIC). Essa é a segunda escola de ensino particular que recebe o Programa Trânsito Legal.
A iniciativa veio a partir do pedido da direção da escola, que considera o programa de grande interesse para os alunos dos 4º anos. Em setembro, o programa atenderá também aos 4º e 5º anos do Caraguatá Centro Educacional.
O Programa Trânsito Legal, com 15 anos de existência, já abrangeu mais de 22 mil alunos da rede pública e agora também da particular. De uma forma lúdica e divertida, com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito, Luciane Aparecida dos Santos e Rubem Delgado Barbosa Júnior, responsáveis pelo programa, explicam a importância de usar equipamento de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.
Para a instrutora Luciane, levar o programa também para a rede particular de ensino é interessante, pois significa abranger todos os futuros motoristas. “É legal poder incluir também os alunos da rede particular nesse programa e passá-los sobre o Trânsito Legal.”
Durante o mês de agosto, os estudantes, em aulas práticas, vão às ruas e orientam motoristas, motociclistas e pedestres e, em alguns casos, aplicam multas fictícias ou advertem os condutores sobre procedimentos incorretos como dirigir sem cinto de segurança, falar ao celular enquanto dirige ou atravessar fora da faixa, por exemplo.
A coordenadora do Colégio Batista Internacional de Caraguatatuba, Márcia Prado, acredita ser uma grande oportunidade para as crianças. “Ainda por ser se tratar de aulas com, por exemplo, ensinamentos de primeiros socorros em casos de acidentes, optamos por estarem aplicando apenas nos 4º anos da escola o que, para eles, vai ser muito importante.”
O Programa Trânsito Legal é uma parceria entre as Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e de Educação.
Veja Também Recentes

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o