Pesquisar No Site
Prefeitura, quiosqueiros e SPU se reúnem no MPF para mais uma rodada de negociações
Prefeitura, quiosqueiros e SPU se reúnem no MPF para mais uma rodada de negociações
Representantes da Prefeitura de Caraguatatuba, da Advocacia Geral da União (AGU), da Superintendência Geral da União (SPU) e da Associação de Quiosqueiros da cidade estiveram hoje (09/08) reunidos no Ministério Público Federal de Caraguatatuba para mais uma rodada de negociações a respeito da situação dos quiosques instalados na orla marítima.
Durante a reunião, o MPF propôs à Prefeitura a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece cinco anos para abertura de nova licitação para a concessão dos quiosques. A proposta da Prefeitura é de que o prazo seja de 10 anos, renováveis por mais 10 anos, aos proprietários.
Ao final do encontro, ficou estabelecida a prorrogação, por uma semana, para que todos os envolvidos tenham conhecimento dos termos do TAC, antes da tomada de qualquer decisão.
Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Sandro Albok, esse prazo é necessário para que não só a Prefeitura estude o documento, como também para que os quiosqueiros conheçam e decidam a respeito do assunto.
Também participaram da reunião os secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, de Planejamento, Márcio Jorge Pereira, de Governo, Neto Bota, além do deputado Celso Russomano.
Quiosqueiros
Do lado de fora da sede do MPF, mais de 150 pessoas, entre proprietários de quiosques e funcionários, aguardavam o término do encontro.
Proprietária do quiosque 10 da Martim de Sá desde 1985, Espedita Alves da Silva, lembra da época em que o próprio Ministério Público determinou o fim dos trailers e a construção de quiosques. “Nós não tínhamos condições de construir, mas era isso ou nada. Demos nosso sangue por esses quiosques e agora, passamos novamente por mais essa provação”.
Maria Aparecida de Castro, também proprietária de quiosque na Martim de Sá, conta que está no negócio há mais de 20 anos e lamenta toda a situação, destacando que os quiosques são de grande importância para a cidade pois geram emprego e renda, atraindo turistas de diferentes municípios.
Veja Também Recentes
Câmara recebe 1ª audiência pública do orçamento de 2025 de Caraguatatuba na próxima segunda-feira
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será tema de duas audiências públicas na próxima segunda-feira (4/11) e no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o
UNITAU e Prefeitura de Caraguatatuba realizam atividade com foco na prevenção de acidentes nas praias
A Universidade de Taubaté (UNITAU), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, realizará neste sábado (9), das 8h às 12h, uma ação que visa à prevenção de acidentes nas praias. A iniciativa é parte do programa “UNITAU na sua vida”, que visa integrar saúde, educação e conscientização em benefício da comunidade,
MACC Museu Vivo: Ritmos e Cultura Agitam Caraguatatuba neste sábado
O Festival “MACC Museu Vivo” faz parte do projeto “Por Dentro do MACC” (PDM), uma iniciativa multifacetada que visa integrar arte e cultura à vida da comunidade. Neste sábado, 16 de novembro, além da tradicional feira agroecológica Rapecca, o evento contará com a atração musical da Nação Judah que traz
Troca de experiências entre Caraguatatuba e Ubatuba fomenta desenvolvimento urbano
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, recebeu nesta sexta-feira (8) a visita do secretário de Urbanismo de Ubatuba, Luiz Otávio Pinho Vianna, e sua equipe, para uma troca de experiências entre as duas cidades. O encontro teve como objetivo discutir desafios e soluções urbanas semelhantes enfrentadas
8ª Semana de Segurança Alimentar: palestra ensina a conservar e evitar desperdícios de alimentos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início às atividades da 8ª Semana de Segurança Alimentar nesta quarta-feira (23), em parceria com o Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans). O evento, na sede do Banco de