Pesquisar No Site
Corrida de Canoa Caiçara recebe mais de 30 participantes e iniciantes se destacam
Corrida de Canoa Caiçara recebe mais de 30 participantes e iniciantes se destacam
Pelo menos 30 pessoas, entre experientes e iniciantes, participaram no domingo (22) da 21ª Corrida de Canoa Caiçara realizada na Praia do Centro de Caraguatatuba. O número de inscritos superou a expectativa da organização e ganhou uma atração a mais com canoeiros de 1ª viagem que deram um show a parte.
Esta edição contou com as categorias de solo e dupla masculino, dupla mista e trio. Todos os participantes receberam certificados e os vencedores de cada categoria um troféu em forma de remo.
No solo masculino venceram João de Oliveira (6min15seg), Nelson Batista e Eduardo salinas (com mesmo tempo de 6´40) e José Antonio (7min). Venceram na dupla masculina João de Oliveira e João Henrique (com os mesmo 6min15seg), Adilson e Manoel (6´40) e Nelson e Dionísio (6´45). Na mista destaque para Ari Antonio e Maria Aurean (7´40), Eduardo e Rosa (9) e Francisco Rosa do Nascimento e Vanessa de Carvalho (9´10).
Na categoria trio, a classificação ficou com Toninho, João Pedro e Ari (5´20), João Henrique, João Oliveira e Nelson (5´50), Manoel Salinas e Adilson (6´30).
Na avaliação de Felipe Leite, coordenador de Folclore e Tradições Populares da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, esta edição da Corrida de Canoa Caiçara foi importante porque conseguiu trazer pescadores de Ilhabela e Ubatuba, enriquecendo ainda mais o evento.
“Queremos agora fazer um evento anual envolvendo os quatro municípios, em quatro etapas, sendo a última com uma confraternização, como forma de manter essa tradição tão importante para o nosso litoral”.
A participação de ‘canoeiros’ de primeira viagem também foi outro atrativo considerado por Leite como fundamental. “Fizemos um trabalho de trazer pessoas sem experiência, que estivessem de passagem pela cidade, com a Fundacc disponibilizando canoas, pescadores dando dicas para segurança para que pudesse ter essa vivência”.
Quem aproveitou a oportunidade foi Margarida Maria Machado, 62 anos. Ela é corredora e praticante da marcha atlética. Passava pelo Festival do Camarão e resolver experimentar. “Agora vou participar todos os anos”. O casal Francisco Rosa do Nascimento, 67 anos, e Vanessa de Carvalho, 41, fazia caminhada pela Avenida da Praia, parou para o cafezinho e pouco depois já estava dentro da canoa. Ainda garantiu o terceiro lugar na categoria mista.
Quem se divertiu com a experiência foi a aposentada Rosa de Godoi, 68 anos, que adora dançar zumba e chegou a brincar se haveria instrutor junto na canoa. Não teve, mas ela ouviu as explicações e concluiu o percurso toda animada. “Valeu a pena e vou participar mais vezes”.
Veja Também Recentes
Aplicativo “SOS Caraguá pra Elas” segue prestando pronta assistência às mulheres vítimas de violência
O aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, que presta ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, foi acionado no dia 18 de novembro e a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Centro de Operações de Inteligência (COI), conseguiu prender o indivíduo por descumprimento de medida protetiva. A
Defesa Civil do Estado emite aviso de pancadas de chuva em todo Estado de São Paulo
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria em todo território paulista, entre sexta-feira (20) e sábado (21), com risco de acumulados moderados. Há previsão é de fortes pancadas de chuva, causadas pela elevada umidade do ar proveniente da região Amazônica.
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados
Pesquisa do IBGE aponta queda no índice de pobreza no Vale do Paraíba e Litoral Norte
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou uma redução no índice de pobreza da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira/RM Vale em 2023 para 13,1% (pessoas com rendimento domiciliar per capita abaixo de US$
Chefe da equipe Magrelomotors avalia a temporada de Anna Luiza Pimpão na F4 Graduados
Denis Silva, chefe e preparador da equipe Magrelomotors está em atividade com pilotos de kart há 15 anos. Neste período ajudou a revelar vários talentos, mas para ele, Anna Luiza Pimpão é diferenciada. Responsável pelo desenvolvimento das habilidades da jovem, ele enfatiza o tamanho do potencial competitivo que ela ainda