Pesquisar No Site
Profissionais da Saúde recebem treinamento sobre diagnóstico de doenças pulmonares

Profissionais da Saúde recebem treinamento sobre diagnóstico de doenças pulmonares

#PraCegoVer: participantes sentados enquanto assistem palestra do pneumologista (Foto: Luis Gava/PMC)
Caraguatatuba recebeu nesta quinta-feira (19/07), no auditório do Hotel Jangada Flat, no Centro, capacitação sobre “Matriciamento para atendimento de doenças pulmonares”, aos profissionais da Atenção Básica dos quatro municípios do Litoral Norte.
O treinamento foi ministrado pelo vice-presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) Regional Campinas, Dr. Paulo Tonidandel; pela coordenadora do AME da região, Giselle Oliveira, e pelo pneumologista, Dr. João Paulo Megdar.
O objetivo do encontro foi preparar os profissionais para fazer o diagnóstico precoce das doenças pulmonares como Asma, Fibrose Pulmonar Idiopática e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), conhecida como enfisema pulmonar.
A DPOC é causada principalmente pelo cigarro, poluição, infecções respiratórias e exposição ocupacional. Pessoas com mais de 40 anos de idade, fumante ou ex-fumante, devem ficar atentas aos sintomas: tosse frequente, expectoração ou “catarro” constante, cansaço ou dificuldade para respirar.
“Consulte um médico, pois algo está errado. Estes sintomas não são apenas parte do envelhecimento. Com esse treinamento, os profissionais da atenção primária estarão aptos a realizar o diagnóstico precoce da doença e a realizar o tratamento e acompanhamento dos portadores da DPOC”, explicou Amélia Ferreira, coordenadora da Atenção Básica de Caraguatatuba.
A articuladora da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde – DRS 17 Taubaté, Denise Mendes Ribeiro, destacou que com a constatação do diagnóstico já na Atenção Básica, diminuirão as filas de espera para atendimento de consultas e exames. “Assim, melhoraremos o tempo de resposta da patologia”, disse.
No encontro foi realizada rodada de casos clínicos em DPOC com espirometria, aparelho que mede a quantidade de ar que a pessoa expira e a rapidez com que ela faz isto.
“A espirometria pode detectar a DPOC antes dos sintomas aparecerem. O médico também pode usar o resultado do teste para descobrir a gravidade da doença, além de ajudar a definir seu tempo de tratamento”, explicou o médico Paulo Tonidandel.
A capacitação foi promovida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Laboratório Boehringer, direcionada aos médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas e enfermeiros que compõe o corpo técnico das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.
Veja Também Recentes

Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de