Pesquisar No Site
Caraguatatuba aprova lei que cria o programa Regulariza Imóveis
Caraguatatuba aprova lei que cria o programa Regulariza Imóveis
A Prefeitura teve aprovado esta semana na Câmara de Caraguatatuba o projeto de lei que estabelece diretrizes, normas técnicas e procedimentos para a regularização onerosa de edificações residenciais e comerciais construídas e/ou utilizadas em desacordo com a legislação urbanística no Município.
Trata-se do Regulariza Imóveis, onde estarão inseridas as edificações que estiverem em desacordo com a legislação específica, tais como: taxa de ocupação; coeficiente de aproveitamento; recuos frontal, lateral e de fundo; imóveis com até dois pavimentos, sendo o térreo e o primeiro pavimento; e a falta de projeto aprovado da construção.
Segundo a administração, é de competência do município promover, no que couber, o seu adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle de uso, parcelamento e ocupação do solo urbano.
“Recentemente houve aprovação da revisão do Plano Diretor e entre os principais objetivos e finalidades do Plano Diretor é o respeito à função social da propriedade, sem quaisquer privilégios nos bairros, reduzindo as desigualdades regionais e sociais”, destaca o prefeito em sua justificativa.
Critérios
Nos próximos dias, o prefeito Aguilar Junior vai assinar o decreto da lei que prevê todos os critérios para regularização das edificações.
De acordo com a lei, as edificações executadas, reformadas, ampliadas, concluídas e/ou em conclusão, que se encontram em desacordo com a legislação vigente, serão regularizadas mediante os seguintes critérios: edificações residenciais ou comerciais, com área construída de até 200 m²; edificações residenciais, de cunho social, com área construída de até 100 m²; e edificações de uso misto, com área construída de até 300 m².
Todos casos específicos serão analisados por comissão de técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
É considerada edificação residencial de cunho social aquela que a área total não seja superior a 100 m², que o responsável pelo imóvel comprove a regular inscrição no Número de Identificação Social (NIS) e possua renda familiar de até três salários mínimos, entre outros critérios.
Não passível de regularização
Segundo a lei aprovada na Câmara, não será regularizada a edificação que cause impacto negativo à vizinhança; ao meio ambiente e/ou à ordem urbanística; em ruína; que esteja interferindo ou impactando negativamente o sistema viário local; que interfira ou dificulte a implantação de logradouros e demais obras e construções públicas; que não satisfaça as mínimas condições de habitabilidade, salubridade e segurança; cujo interessado não apresente documento probatório da posse ou da propriedade em seu nome; inserida em área com embargo judicial, salvo se houver decisão em contrário; construída sobre faixas de segurança ou sob linhas de alta tensão; construída sobre faixas de domínio de rodovias; inserida em área de preservação permanente ou área pública; integrante de unidade autônoma em condomínios horizontais e verticais; e inserida em área de risco, conforme o definido nos estudos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e/ou estabelecido pela Defesa Civil do Município.
Em caso de dúvidas, o munícipe deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Urbanismo, através do telefone (12) 3886-6060. O endereço é Av. Brasil, 749 – Sumaré.
Veja Também Recentes
Escolas Municipais de Caraguatatuba promovem Feiras de Empreendedorismo do 1º ao 5º ano
A EMEF Professora Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, foi a segunda unidade escolar da rede municipal, a realizar a Feira de Empreendedorismo, este ano, no dia 19/10. A EMEF Professor Jorge Passos foi a primeira a preparar a exposição no final de setembro (28/9). O
Caraguatatuba realiza primeiro Caraguá Beats e comemora Dia Municipal do Hip Hop
O primeiro festival oficial em celebração ao Dia Municipal do Hip Hop, o Caraguá Beats, será neste sábado (9/11), na Praça da Cultura, das 14h às 23h. O evento é gratuito e conta com diversas atrações que incluem, Rap, DJ, Graffiti, Batalhas de Rima, Slam e Dança, passando pelos cinco
Final da série ouro: time Os Travados/Caiçara é vencedor do campeonato de futsal 2024
A quadra do Morro do Algodão vibrou com a disputa final do Campeonato de Futsal Série Ouro na última sexta-feira (8). O time Os Travados/Caiçara ganhou de P. Barcelona por 4 a 2. Luis Matheus e Felipe Gomes foram os responsáveis por marcar para o time campeão, cada um fazendo
Etec de Caraguatatuba abre inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2025
A Etec de Caraguatatuba está anunciando a abertura das inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2025, com oportunidades em cursos de excelência para quem busca formação técnica e ensino médio de qualidade. As inscrições estão abertas de 31 de outubro até às 15h do dia 26 de novembro
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza Centro de Atendimento do Poço da Anta
A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba finalizou a revitalização do Centro de Atendimento à Comunidade Bernadete dos Santos Reis na última quinta-feira (14/11), no bairro Poço da Anta, na região Sul do município. O espaço comunitário foi entregue pelo prefeito