Pesquisar No Site
Comitês da Primeiríssima Infância do Litoral Norte discutem cuidados com gestante e bebê

Comitês da Primeiríssima Infância do Litoral Norte discutem cuidados com gestante e bebê

#PraCegoVer: Cerca de oitenta pessoas com idades diferentes, a maioria mulheres, estão sentadas em carteiras com suporte de braço para escrita, dispostas em um grande círculo, no salão da Secretaria de Educação. Elas conversam. (Foto: Luís Gava/PMC)
Profissionais das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, que integram os Comitês da Primeiríssima Infância dos municípios do Litoral Norte – Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba estiveram reunidos nessa segunda e terça (5 e 6), para formação sobre práticas de atenção ao pré-natal, puerpério (pós-parto), e de apoio à amamentação.
O encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá, e foi coordenado pelas consultoras da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (SP), a enfermeira Maristela Stoianov e a médica obstetra Carolina Hofmeister.
Entre os vários temas abordados pelas profissionais destacou-se a importância de como o pai se sente durante a gravidez da mulher, suas dúvidas e angústias, assim como depois do nascimento do bebê. “Deve-se incluir o pai nas consultas e exames pré-natais, incluir nos afazeres diários como dar banho, trocar a fralda, entre outros”, recomendou a enfermeira.
De acordo com a médica, também podem surgir sentimentos de ambivalência quando descobre a gravidez e alterações psíquicas no puerpério como depressão, psicose. “Às vezes ficamos muito preocupadas com o bem estar da criança, mas esquecemos da mãe. Temos que estar atentos, pois o bem estar do neném depende do estado de ânimo da genitora”, abordou Hofmeister.
A médica também chamou a atenção para o “handling”, ou seja,que a manipulação do neném – dar banho, secar, passar cremes, massagear, colocar roupa, etc. “Esse deve ser um momento de prazer, com calma, carinho, conversa e muito amor no contato visual também”, acrescentou.
A coordenadora pedagógica do CEI Severino Vitoriano dos Santos, no bairro Jardim Gaivotas, Cristiane Jaci Resende Pessoa, do Comitê de Caraguatatuba, disse que a formação será reeditada para os profissionais das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação e Saúde, que atuam com gestantes. “Não podemos simplesmente “despejar” várias informações, ao mesmo tempo, para cima das futuras mamães. Primeiro temos que detectar qual a prioridade dela, anseios e medos para que o trabalho do Programa Primeiríssima Infância seja eficaz. Temos que trabalhar muito no pós-parto, pois muitas delas não voltam para as reuniões de grupos, após ganharem o bebê”, avaliou.
Já Márcio Nakasone, médico, que atuou por seis anos na estratégia de saúde da família (ESF), e atual coordenador da Atenção Básica de Saúde de Ilhabela disse que esses encontros são sempre interessantes. “A lógica da atenção básica precisa da empatia e do sentimento. Trazer para o atendimento, a possibilidade de contato verdadeiro e não somente protocolo. Isso é fundamental para desenvolvermos efetivamente nosso trabalho”, afirmou.
A enfermeira, Anna Carolina Ferreira de Oliveira, do Comitê de Ubatuba, reconhece que desde que integrou o Programa Primeiríssima Infância e mudou sua forma de atuar junto às gestantes e seus filhos. “Antes, a gente se preocupava basicamente com o desenvolvimento físico, se o neném estava crescendo e ganhando peso. Hoje o olhar é humanizado, precisamos saber se ambos estão bem, inclusive emocionalmente. Também incluímos os parceiros no pré-natal. Temos que enxergar pessoas e não números, e tratar os pacientes com amor”, concluiu.
Veja Também Recentes

Secretaria Serviços Públicos realiza trabalhos de zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram várias atividades de zeladoria durante a semana em diversos bairros de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (17/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de galerias e consertos em ruas, avenidas, praças, prédios públicos e

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as