Pesquisar No Site
Encerramento da Semana do bebê e do Brincar movimenta Praça Dr. Cândido Motta em Caraguatatuba

Encerramento da Semana do bebê e do Brincar movimenta Praça Dr. Cândido Motta em Caraguatatuba

#PraCegoVer: No primeiro plano há um menino de cabelos castanho escuro, liso e curto sentado no chão. Ele veste calça jeans e blusa de malha azul clara. Ele segura uma garrafa pet pequena com tampinha vermelha e um líquido azul. À sua frente uma professora de óculos escuros, cabelos castanho claro, lisos e presos, na mão esquerda ela segura uma garrafinha pet sem tampa. Ela explica como fazer a garrafa sensorial. Ao lado do menino, duas menias estão sentadas de pernas cruzadas colocando materiais dentro das suas garrafinhas. Todos estão sentados no chão de pernas cruzadas em uma lona azul clara. Há vários materiais disponíveis na lona como cola, glitter de estrelinhas, bolinhas, bichinhos de cores variadas e água. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Teatro de fantoches, pintura de rosto, escorregador inflável, piscina de bolinhas, confecção de garrafas sensorial, pula-pula, perna-de-pau, palhaços, pipoca e picolé fizeram a festa criançada que passou pela Praça Dr. Cândido Motta, nessa sexta-feira (18), no encerramento da Semana do Bebê e do Brincar (14 a 18 de maio).
Na parte da manhã, alunos da 2ª Fase da EMEI/EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia, também participaram das brincadeiras. As crianças com idade de cinco anos foram acompanhadas pelas professoras Suzana Waack, Laura Alves e da coordenadora pedagógica, Lilian Rodrigues, e de algumas mães.
“Só de saírem da escola para virem a pé, à Praça, foi um aprendizado. No caminho explicamos como atravessar a rua, prestar atenção nos carros, ficar longe de grades e portões das casas, por causa dos cães de guarda. Além da criançada poder participar de várias brincadeiras preparadas para elas fora da escola, ao ar livre”, afirmou a mãe Cristiana Silva dos Santos. Já o filho, Pedro Henrique, disse que o que mais gostou foi poder pintar o rosto. “O pula-pula e o sorvete também gostei”, completou.
Na parte da tarde, a participação foi dos estudantes do 1º ano, dessa mesma unidade escolar, que ainda puderam assistir a apresentação do coral da Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, que prepararam músicas infantis para a ocasião.
A articuladora regional do Programa Primeiríssima Infância, Simoninis Nascimento e a representante da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), da Diretoria Regional de Saúde, Denise Mendes Ribeiro, vieram conferir as ações no Coreto. Na quinta-feira (17) as duas estiveram com as equipes de saúde da Família da Unidade Básica de Saúde do Jaraguazinho, para um bate-papo sobre a importância primeira infância para o desenvolvimento saudável dos bebês e a importância da família.
“Muito bom ver que as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde estão trabalhando, em conjunto, em prol da primeira infância. Quanto mais os profissionais dessas pastas se conhecerem e interagirem, mais benefícios e resultados positivos serão alcançados para os bebês e crianças de Caraguatatuba”, avaliou Denise.
A articuladora do Comitê da Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, Sílvia Fernandes da Silva, comemorou o resultado da Semana. “Tivemos todo o apoio da Educação, Saúde, Social e Fundacc. Assim como das supervisoras de ensino e das equipes gestoras das escolas e professores. Também de todos os CRAS(Centros de Referência de Assistência Social) e Unidades Básicas de Saúde. O Comitê da Primeiríssima Infância só tem a agradecer a todos pela parceria”, afirmou.
Toda a infraestrutura foi montada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania também para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), com o apoio da Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba).

#PraCegoVer: Um menino e uma menina, ambos com sete anos, estão no alto de um escorregador inflável de lona. Eles estão sentados se preparando para descer escorregando. Ambos sorriem. O escorregador tem as corres vermelha na rampa de descida e as laterais de proteção em azul e verde. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Esporte e conta com a colaboração da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Secretaria de Comunicação, Comitê da Primeiríssima Infância, Pastoral da Criança e Senac que, com ações articuladas, mobilizam a sociedade em geral sobre a importância de direcionar o olhar pontual para Primeira Infância.
Histórico – A Semana do Bebê teve início há 14 anos no município de Canela (RS). Em 2010, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a experiência foi sistematizada e apresentada em vários municípios. E tem o objetivo de chamar a atenção para o direito das crianças (0 a 6 anos), à qualidade de vida e ao desenvolvimento, na agenda dos municípios brasileiros.
Já a Semana do Brincar foi criada, em 2009, pela Organização Não Governamental Aliança pela Infância com o objetivo de lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo das crianças de se desenvolverem por meio de vivências e experiências durante as interações com as pessoas e com o meio.
De acordo com a Consultora de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Carolina Velho, os pais que brincam com filhos criam vínculos afetivos e laços de amor, além de desenvolver na criança todos os estímulos que estão envolvidos no brincar como a cooperação, amizade, linguagem, criação.
“É no brincar que a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais, e a perceber as diferentes perspectivas de uma situação. Isso tudo é aprendizagem, que vai contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motor”, afirmou Carolina.
Veja Também Recentes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com