Pesquisar No Site
Atividades marcam o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Caraguatatuba
Atividades marcam o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Caraguatatuba
“Proteja seu corpo! Se alguém tocar em alguma parte que você não queira, conte para alguém que você confie!”, esta e diversas outras frases serviram de alerta, na ação realizada nesta sexta-feira (18/05), na Praça Cândido Mota, sobre o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Quem passou pelo local recebeu orientações dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania sobre a melhor forma de evitar e denunciar este tipo de caso.
Brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinha e tobogã atraíram as crianças, além de atividades como pintura de rosto, contação de histórias, brincadeiras com bexiga e peças teatrais. Também foram distribuídos gratuitamente pipoca, algodão doce, picolé e água para quem passava pelo local.
Segundo dados divulgados pelos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, incluindo o Disque 100, em 2017, no estado de São Paulo, foram mais de 3,3 mil denúncias sobre abuso sexual, estupro, exploração sexual, pornografia, entre outros.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Carmen Ferreira, explicou que qualquer um da sociedade pode denunciar de forma anônima. “Isso é uma medida de proteção que visa garantir o pleno desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, destacou que este assunto deve ser lembrado todos os dias e não só hoje. “A orientação começa em casa, para que as crianças não permitam que ninguém as toque de forma errada, lembrando que, muitas vezes o abuso acontece por pessoas de confiança. Proteja seus filhos, irmãos, sobrinhos, oriente-os”, explicou.
Acompanhada de sua filha de dois anos, a mãe Amanda Costa, parabenizou a iniciativa e destacou que, ao mesmo tempo em que o evento oferece diversão aos pequenos, alerta sobre este assunto tão importante, que infelizmente acontece diariamente no mundo todo.
A ação também marcou o encerramento da Semana do Bebê e do Brincar com a participação do Comitê da Primeiríssima Infância e Programa Criança Feliz, ambos promovem projetos que visam o desenvolvimento integral das crianças.
Também participaram das atividades, os alunos da EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, do bairro Jardim Califórnia e da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba.
O evento foi uma ação conjunta das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania; Educação; Saúde e Fundacc, além do apoio das entidades Casa Beija Flor, com o projeto de circo e Associação de Combate ao Câncer com apresentação do Coral.
Durante o dia, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram caminhadas nos bairros, para alertar e conscientizar as comunidades sobre a data.
Disque denúncia – O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.
Os denunciantes também podem entrar em contato com o Conselho Tutelar; Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.
História – Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Informações ou denúncias
Disque Denúncia: 100
Creas: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan – Telefone (12) 3882- 5236
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar: Rua Olimpio José de Oliveira, 779 – Jardim Jaqueira – Telefone: (12) 3882-1690 / 99723-6758 (Plantão)
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza Centro de Atendimento do Poço da Anta
A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba finalizou a revitalização do Centro de Atendimento à Comunidade Bernadete dos Santos Reis na última quinta-feira (14/11), no bairro Poço da Anta, na região Sul do município. O espaço comunitário foi entregue pelo prefeito
Caraguatatuba recebe 3º Festival de Artes Marciais neste final de semana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realizará a 3ª Edição do Festival de Artes Marciais neste sábado, dia 2 de novembro, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). O festival faz parte do calendário anual da cidade e traz demonstrações de lutas nas diversas
Prefeitura de Caraguatatuba abre seleção de bolsista do PEAD para formação de cadastro de reserva
As inscrições online do chamamento público para a formação de cadastro de reserva de bolsista do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser feitas das 17h desta sexta-feira (8/11) até às 17h do dia 22 de novembro (sexta-feira), pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível na ‘Play Store’
“Lisbela e o Prisioneiro” ganha adaptação para o teatro e se apresenta no Mario Covas
No próximo dia 22 de novembro, às 20h30, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo, “Lisbela e o Prisioneiro – Teatrando por Aí – O Musical”, da Trupe Garagem & Cia de Teatro, da cidade de Tatuí (SP). O espetáculo apresenta o encontro entre Lisbela e Leléu numa cidade do
Prefeitura de Caraguatatuba inicia transição de governo na próxima segunda
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (4/11) o processo de transição de governo. Para isso, foi publicado em outubro o Decreto 2.044/24 que dispõe sobre a transição do governo municipal e sobre a nomeação dos membros da respectiva equipe. A transição de governo é o procedimento institucionalizado que