Pesquisar No Site
Atividades marcam o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Caraguatatuba

Atividades marcam o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Caraguatatuba

#PraCegoVer: várias pessoas participando da minha caminhada segurando uma faixa sobre a Campanha (Foto: Lucas Camargo/PMC)
“Proteja seu corpo! Se alguém tocar em alguma parte que você não queira, conte para alguém que você confie!”, esta e diversas outras frases serviram de alerta, na ação realizada nesta sexta-feira (18/05), na Praça Cândido Mota, sobre o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Quem passou pelo local recebeu orientações dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania sobre a melhor forma de evitar e denunciar este tipo de caso.
Brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinha e tobogã atraíram as crianças, além de atividades como pintura de rosto, contação de histórias, brincadeiras com bexiga e peças teatrais. Também foram distribuídos gratuitamente pipoca, algodão doce, picolé e água para quem passava pelo local.
Segundo dados divulgados pelos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, incluindo o Disque 100, em 2017, no estado de São Paulo, foram mais de 3,3 mil denúncias sobre abuso sexual, estupro, exploração sexual, pornografia, entre outros.

#PraCegoVer: crianças sentadas no chão brincando com bexiga e comendo algodão doce (Foto: Lucas Camargo/PMC)
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Carmen Ferreira, explicou que qualquer um da sociedade pode denunciar de forma anônima. “Isso é uma medida de proteção que visa garantir o pleno desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, destacou que este assunto deve ser lembrado todos os dias e não só hoje. “A orientação começa em casa, para que as crianças não permitam que ninguém as toque de forma errada, lembrando que, muitas vezes o abuso acontece por pessoas de confiança. Proteja seus filhos, irmãos, sobrinhos, oriente-os”, explicou.
Acompanhada de sua filha de dois anos, a mãe Amanda Costa, parabenizou a iniciativa e destacou que, ao mesmo tempo em que o evento oferece diversão aos pequenos, alerta sobre este assunto tão importante, que infelizmente acontece diariamente no mundo todo.
A ação também marcou o encerramento da Semana do Bebê e do Brincar com a participação do Comitê da Primeiríssima Infância e Programa Criança Feliz, ambos promovem projetos que visam o desenvolvimento integral das crianças.

#PraCegoVer: mulher vestida do personagem Branca de Neve brincando com criança (Foto: Lucas Camargo/PMC)
Também participaram das atividades, os alunos da EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, do bairro Jardim Califórnia e da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba.
O evento foi uma ação conjunta das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania; Educação; Saúde e Fundacc, além do apoio das entidades Casa Beija Flor, com o projeto de circo e Associação de Combate ao Câncer com apresentação do Coral.
Durante o dia, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram caminhadas nos bairros, para alertar e conscientizar as comunidades sobre a data.
Disque denúncia – O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.
Os denunciantes também podem entrar em contato com o Conselho Tutelar; Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.
História – Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Informações ou denúncias
Disque Denúncia: 100
Creas: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan – Telefone (12) 3882- 5236
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar: Rua Olimpio José de Oliveira, 779 – Jardim Jaqueira – Telefone: (12) 3882-1690 / 99723-6758 (Plantão)

#PraCegoVer: várias pessoas participando da minha caminhada segurando balões pretos e brancos em sinal de protesto (Foto: Lucas Camargo/PMC)
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora