Pesquisar No Site
Educação Inclusiva da rede municipal promove capacitação sobre TEA e confecção de material adaptado
Educação Inclusiva da rede municipal promove capacitação sobre TEA e confecção de material adaptado
A equipe do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Caraguatatuba reuniu, nesta quinta-feira (17/05), os 24 professores das salas de Recursos da rede municipal de ensino para formação continuada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na parte da manhã foram abordados os temas estrutura física do ambiente escolar, manejos comportamentais, atividades adaptadas de acordo com o nível da criança. Na parte da tarde os trabalhos foram práticos. Na oportunidade, as profissionais puderam estrear os equipamentos de plastificação e de impressão colorida, adquiridos pela Prefeitura, para a confecção de materiais adaptados, a serem usados com os alunos.
Esse é o primeiro ano da professora Thais Daiana Reis de Oliveira Gonzales, da EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no Tinga, em uma sala de recursos. “A equipe do setor de Educação Inclusiva é nota 10. Estão sempre buscando ampliar nosso conhecimento, aprofundando assuntos importantes para o nosso dia-a-dia”, declarou.
A professora da EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, no Casa Branca, Tainá Rodrigues de Sousa Cardoso, também novata, concorda com a colega: “Para mim, tem sido um desafio grande. Estou muito gratificada por acompanhar o desenvolvimento das crianças no atendimento. Conto sempre com o apoio da equipe gestora e do setor de Inclusão”.
A veterana Kátia Gonçalves, há sete anos nessa função, se desdobra entre a EMEI/EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, no Jardim Gaivotas e na EMEI/EMEF Prof João Baptista Gardelin, no Poiares, e afirma que os encontros de capacitação são redimensionadores. “Atualização é importante porque estamos sempre descobrindo novos materiais e novas formas de confeccioná-los. Além da troca de experiências”, observou.
A diretora do setor de Educação Inclusiva, Adriana Bueno Coelho, disse que os equipamentos ficarão disponíveis na Secretaria para que os professores de AEE possam utilizá-los na construção de materiais de apoio. Também participaram da formação continuada as coordenadoras do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos, Juliane Ribeiro de Almeida, Josiane de Alcântara Fernandes, Márcia Cristina de Souza e a supervisora dos Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (Cries Centro, Sul e Norte), Maria Tereza Daniel Santos Alves Araújo.
Veja Também Recentes
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.
MACC Museu Vivo: Ritmos e Cultura Agitam Caraguatatuba neste sábado
O Festival “MACC Museu Vivo” faz parte do projeto “Por Dentro do MACC” (PDM), uma iniciativa multifacetada que visa integrar arte e cultura à vida da comunidade. Neste sábado, 16 de novembro, além da tradicional feira agroecológica Rapecca, o evento contará com a atração musical da Nação Judah que traz
Campeonato Amador da 1ª e 2ª Divisões de Caraguá definem finalistas
Quatro times vão disputar a final do Campeonato de Futebol Amador pela 1ª e 2ª divisão nas próximas semanas, a partir das 11h, no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Valendo a taça, os times EC Travessão e AA Corinthians disputarão pela 2º divisão no próximo domingo (24/11).
EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd
Nesta sexta-feira, 108 alunos, dos 5º anos A, B, C, D e E, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, receberam o certificado de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia
Teatro Mario Covas apresenta espetáculo “Duplos [versão 1]” e promove oficina de dança gratuita
No dia 3 de novembro, às 18 horas, o Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo, “Duplos [versão 1]”, idealizado pelo projeto Fluxo de Redes, da artista da dança Ayumi Hanada, e está em circulação por oito cidades do estado de São Paulo. Segundo a artista, o projeto é todo baseado