Pesquisar No Site
Começa a Semana do Bebê e do Brincar

Começa a Semana do Bebê e do Brincar

#PraCegoVer Pátio de uma escola. Sete mulheres estão sentadas com crianças à mesa. Elas brincam de desenhar, pintar e colar. (Foto: Claudia Moysés/PMC)
Várias atividades estão agendadas esta semana nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para marcar a Semana do Bebê e do Brincar (14 a 18 de maio).
Esse evento ocorre desde 2015, no município, e no ano passado, por meio da Lei 2.330, de 25 de abril de 2017, foi instituída a Semana do Bebê e do Brincar dentro do calendário oficial do município, na terceira semana de maio.
Apresentações musicais e teatrais, contação de histórias, vivências sobre shantala (massagem para bebês), ofurô (banho de imersão com ervas), oficinas de massinha, pipa e pintura, palestras sobre cuidados com o corpo e higiene, uso de chupetas e mamadeiras, importância da amamentação, alimentação saudável, fases do desenvolvimento do bebê, são algumas das atividades programadas no decorrer da semana com as crianças e familiares.
Hoje, segunda-feira (14/05), às 19 horas, no Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá, haverá palestra com o tema – “Brincar e Cuidar na formação subjetiva da criança”, com a psicóloga e consultora do Instituto Avisa Lá, Maria Teresa Venceslau de Carvalho.
Ontem, domingo (13), no início da celebração da missa na Paróquia de Santo Antônio, às 18 horas, o padre Carlos Alberto da Silva, o padre Beto, apresentou o projeto Semana do Bebê e do Brincar juntamente com representantes do Comitê da Primeiríssima Infância de Caraguatatuba e da Pastoral da Criança e reforçou a importância dos cuidados na formação da criança para formar cidadãos de bem. Ao final, a articuladora do Comitê, Sílvia Fernandes da Silva, o prefeito Aguilar Junior e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar reforçaram o convite para que os pais participem das atividades durante a semana, nas escolas dos filhos.
A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Esporte e conta com a colaboração da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Secretaria de Comunicação, Comitê da Primeiríssima Infância, Pastoral da Criança e Senac que, com ações articuladas, mobilizam a sociedade em geral sobre a importância de direcionar o olhar pontual para Primeira Infância.
Histórico – A Semana do Bebê teve início há 14 anos no município de Canela (RS). Em 2010, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a experiência foi sistematizada e apresentada em vários municípios. E tem o objetivo de chamar a atenção para o direito das crianças (0 a 6 anos), à qualidade de vida e ao desenvolvimento, na agenda dos municípios brasileiros.
Já a Semana do Brincar foi criada, em 2009, pela Organização Não Governamental Aliança pela Infância com o objetivo de lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo das crianças de se desenvolverem por meio de vivências e experiências durante as interações com as pessoas e com o meio.
De acordo com a Consultora de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Carolina Velho, os pais que brincam com filhos criam vínculos afetivos e laços de amor, além de desenvolver na criança todos os estímulos que estão envolvidos no brincar como a cooperação, amizade, linguagem, criação.
“É no brincar que a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais, e a perceber as diferentes perspectivas de uma situação. Isso tudo é aprendizagem, que vai contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motor”, afirmou Carolina.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe mil mudas de plantas nativas como parte de compensação ambiental
Caraguatatuba recebeu a doação de mil mudas de plantas nativas na última sexta-feira (14), como parte de uma compensação ambiental da empresa Pedreira Massaguaçu S.A . As mudas foram disponibilizadas para a população na Praça Cândido Mota, no Centro. Essa doação faz parte de um processo regular de compensação ambiental

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta