Pesquisar No Site
Michel Temer elogia regularização fundiária em Caraguatatuba

Michel Temer elogia regularização fundiária em Caraguatatuba

Fotos: Luís Gava/Cláudio Gomes/PMC
Nesta sexta-feira (16), o presidente da República, Michel Temer, acompanhado do ministro da Justiça, Torquato Jardim, esteve em Caraguatatuba para entregar a escritura definitiva de imóveis a 15 moradores do município juntamente com o prefeito Aguilar Junior e o presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar. A solenidade foi realizada no Teatro Mario Covas e prestigiada por várias autoridades da região.
O município foi escolhido em todo o Brasil por ser referência nacional na tramitação e emissão de títulos de propriedade. No ano passado, em julho, Temer sancionou a Lei 13.465, que, entre outras questões, dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana. De acordo com o presidente, no estado de São Paulo serão entregues aproximadamente nove mil títulos e, no Brasil, cerca de 100 mil, até final do mandato.
“Essa cerimônia simboliza milhares de brasileiros que puderam registrar sua propriedade rural e urbana e agora são legítimos proprietários. Quero parabenizar o prefeito Aguilar Junior e o presidente da Câmara Municipal, Renato de Aguilar pelo excelente trabalho realizado nesta cidade. Para mim é motivo de alegria estar, aqui, nessa região, que visitei várias vezes quando disputei e me elegi por seis mandatos, ao cargo de deputado federal, pelo estado de São Paulo”, destacou Temer.

Fotos: Luís Gava/Cláudio Gomes/PMC
Aguilar Junior agradeceu ao presidente pela presença e enalteceu a importância da Lei 13.465 como um marco na regularização fundiária no país.
“Estamos muito felizes por Caraguatatuba se destacar como referência no país. O sucesso do Programa Regulariza Caraguá foi um somatório de forças. Meus agradecimentos à equipe da Secretaria de Habitação, aos funcionários do Cartório de Registro de Imóveis e às parcerias com o Poder Judiciário e Legislativo nessa empreitada”, destacou o prefeito.
O casal Salma e Edmir Antunes, moradores há 24 anos no loteamento Sertão dos Tourinhos, no bairro Massaguaçu, recebeu o título de propriedade e comemorou a conquista. “Quando fomos morar lá, não havia nenhuma infraestrutura. Com a regularização, agora temos luz, água, telefone e internet no local. Além disso, com esse documento, agora somos donos”, declarou Edmir.
Morador do loteamento Jardim Jorginmar, no bairro Perequê-Mirim, Renato Aparecido de Faria, disse que esperava há quatro anos por esse momento. “Muitos posseiros e pessoas de má-fé chegavam no loteamento, reivindicando a propriedade dos terrenos. Agora não passaremos mais por essa situação. Temos segurança jurídica, graças ao prefeito Aguilar Junior”, enfatizou.
Já Maria de Lourdes, 67 anos, moradora do loteamento Habitar Brasil, no bairro Casa Branca, também contemplada com o título de propriedade, resumiu a data: “Hoje é um dia de muita alegria”.
Entre as autoridades presentes no evento destacam-se: o secretário nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Gilmar Souza Santos; o diretor Nacional de Regularização Fundiária do Ministério das Cidades, Silvio Figueiredo; a deputada federal, Pollyana Gama; o deputado estadual, Cássio Navarro; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf; o juiz da 1ª Vara Cível de Caraguatatuba, Ayrton Vidolin Marques Júnior; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos; o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto; o prefeito de Ilhabela, Márcio Batista Tenório; o prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato; o diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antonio Raupp; secretários municipais, secretários-adjuntos e vereadores.

Fotos: Luís Gava/Cláudio Gomes/PMC
Regulariza Caraguá – Antes mesmo da Lei Federal 13.465, Caraguatatuba já dispunha de uma Divisão de Regularização Fundiária. Em 2017, o prefeito Aguilar Junior assinou o decreto municipal 668 criando o Programa “Regulariza Caraguatatuba”, tendo como ponto forte a regularização fundiária.
Hoje já são mais de oito mil requerimentos (coletivos ou individuais) protocolados na Secretaria de Habitação do município.
Alguns locais que estavam congelados há anos, hoje estão liberados graças a uma parceria entre Judiciário e Prefeitura de Caraguatatuba. Entre os locais estão: Balneário Maria Helena, Sítio Severino e Benedito Antunes (Perequê-Mirim); Vila São Lourenço, Rua Projetada e Recanto Ana (Rio do Ouro).
Além disso, já estão em processo de descongelamento os Núcleos Reinaldo Honório (Pegorelli) e Vila Ricardo (Massaguaçu);
O Programa de Regularização Fundiária de Caraguatatuba entregou desde o ano passado 650 títulos, nos bairros Palmeiras, Pegorelli, Massaguaçu e Casa Branca. Em fase de conclusão estão mais 794 títulos. Até o final de 2018 serão seis mil títulos entregues.
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação