Pesquisar No Site

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba

Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes.

#PraTodosVerem Alunos estão sentados repetindo os movimentos solicitados pelo professor Leandro Lopes. Eles levantam a perna esquerda com o auxílio das mãos cruzadas por baixo (Fotos: JC Curtis/PMC)

Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal, coordenação motora, força e alongamento com os participantes.

Os movimentos são feitos com bastão, bolas, com as pessoas sentadas ou de pé. A metodologia foi desenvolvida por Lopes no decorrer da vivência como profissional de Educação Física.

“Ministro as aulas há um ano, no Ciapi e tem pessoas que estão comigo desde o início. A diferença no caminhar, no equilíbrio e coordenação e segurança pessoal desses alunos é perceptível”, ressaltou.

#PraTodosVerem O professor Leandro Lopes está entre duas alunas da aula de Prevenção a Risco e Queda. Ele comanda movimentos e elas repetem junto com outros alunos que estão no salão do Ciapi. (Fotos: JC Curtis/PMC)

Dona Marli Meji, 78 anos, é uma das beneficiadas. “Caía muito em casa, na rua, antes de começar nessa aula. Era muito sedentária. Agora minha respiração melhorou, parei de cair à toa e socializo com outros participantes”, contou.

A colega Maria Helena Silveira, 65 anos, também sofria com o mesmo problema de tombos e tropeções. “Os exercícios que fazemos com o Leandro são ótimos para nos ajudar a fortalecer o corpo e ter mais habilidade para fazermos nossos afazeres do dia-a-dia sem acidentes”, afirmou.

Para quem já é cadastrado na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e tem interesse em participar dessa aula, basta levar à secretaria do Ciapi o RG, CPF, comprovante de residência, carteira do SUS com as vacinas em dia, atestado médico que a pessoa está apta a realizar atividade física e solicitar uma vaga.

Clique aqui  para conhecer mais sobre esse trabalho.

Secretaria de Comunicação Social – 28/4/2025

Fotos: JC Curtis/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba

Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/04/2025
Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba

Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/04/2025
Caraguatatuba: Neste sábado tem exibição do filme
Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt

Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 24/04/2025
Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo

Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/04/2025