Pesquisar No Site
1ª Conferência Municipal da Cidade aprova propostas para etapa estadual

1ª Conferência Municipal da Cidade aprova propostas para etapa estadual
Projetar a cidade para os próximos 30 anos e transformar Caraguatatuba em um epicentro logístico do Litoral Norte e região por sua grande capacidade de expansão. Essa é uma meta da atual gestão municipal que foi amplamente debatida durante a 1ª Conferência Municipal da Cidade de Caraguatatuba, realizada na última quarta-feira (23).

#PraTodosVerem Auditório do prédio da Fundacc, no antigo Módulo, Centro. Plateia cheia de homens e mulheres de várias idades, participantes da 1ª Conferência Municipal da Cidade. (Fotos: Luís Gava/PMC)
Na abertura do evento, o prefeito, Mateus Silva, ressaltou que o município é o único que possui uma capacidade grande de expansão e por sua localização geográfica pode abrigar grandes projetos de setores distintos da economia.
“Estamos aqui para discutir o futuro que queremos para Caraguatatuba. Temos uma cidade plana, acessível. Temos a pretensão de rearborizá-la, implantar um sistema de drenagem eficaz, com a preservação dos recursos hídricos e da Mata Atlântica. Todos os presentes engrandecem essa discussão e tenho certeza que sairão excelentes ideias e projetos nas discussões”, ressaltou o prefeito.
A organizadora do evento, Eloíza Andrade Antunes, secretária de Governo, ressaltou o protagonismo dos participantes e a alta qualificação dos palestrantes para discutirem os cinco eixos propostos: 1- Habitação e Urbanismo; 2 – Infraestrutura e Mobilidade; 3 – Meio Ambiente; 4 – Cidades Inteligentes; e 5 – Governança e Participação Social.
“Essa conferência faz parte de um plano maior e nos permitirá levantarmos nossas vulnerabilidades e como saná-las. Sabermos onde obter e alocar os recursos e elaborarmos um plano que nos permita um desenvolvimento social, urbanístico e ambiental. A sociedade civil tem grande importância nesse debate para que elaboremos um plano de crescimento para Caraguatatuba que contemple a sustentabilidade, a inclusão e qualidade de vida aos munícipes”, afirmou Eloíza.

#PraTodosVerem A doutora Letícia Barroso,arquiteta e urbanista apresenta uma palestra. Sentados estão Eduardo Trani e a secretária de Habitação, Fátima Rangel. (Fotos: Luís Gava/PMC)
Palestras
A conferência foi realizada no período da manhã e à tarde no auditório e salas, no auditório Módulo, no Centro.
As palestras foram divididas com temas que contemplassem os cinco eixos.
No Eixo 1, foram abordados os temas ” Moradia Digna”, “Equidade e Justiça Socioterritorial”, e “Espaços Públicos Inclusivos”, com o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, o arquiteto urbanista, Eduardo Trani, e com a doutora Letícia Barroso, arquiteta e urbanista.
Os conteúdos, “Serviços Públicos de Transporte de Qualidade”, “Mobilidade Sustentável”, e “Redes e Sistemas Viários”, foram discutidos no Eixo 2
pela engenheira química e especialista em mobilidade urbana e transição energética, Renata Narsib Teixeira de Andrade Marson, e pelo Robson Martin.
No Eixo 3, as palestras foram “Saneamento Ambiental – água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana”, “Desenvolvimento Econômico com Justiça Socioambiental”, e “Áreas Verdes e Áreas Protegidas”.
com o arquiteto e urbanista, Paulo André Cunha Ribeiro, especialista em Gestão e Educação Ambiental; e a bióloga marinha, Danielle Almeida de Carvalho, mestre em Biodiversidade de Ambientes Costeiros.
As palestras do Eixo 4 foram “Transformação Digital”, “Sistemas de Monitoramento”, e “Plataformas Colaborativas”.
com Oswaldo Lirolla, especialista em Tecnologia e Gestão Urbana, com foco em seguranças de dados; e a geóloga, Gabriella Labate Frugis, mestre e doutora pela USP, com atuação na Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Ilhabela.
Projetos Integrados e Instrumentos de Planejamento Local e Regional foram os temas do Eixo 5 com a bióloga, Andrée de Ridder Vieira, especialista em Gestão Ambiental; e o gerente regional do Sebrae, em São José dos Campos, Paulo Cereda, especialista em Desenvolvimento Econômico.
Para o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado o evento é essencial para que os munícipes repensem sua cidade em um novo modelo. “O objetivo é tornarmos as cidades sustentáveis, resilientes, inteligentes com qualidade de vida” reforçou Eduardo Trani.
O gerente regional do Sebrae destacou a importância da entidade estar presente nessa discussão para que os trabalhos realizados por ela, em parceria com a prefeitura, atendam, plenamente, as expectativas da administração pública.
“O prefeito Mateus Silva tem dado uma demonstração que está chamando todas as áreas para o diálogo. Isso é fundamental para a construção de um futuro onde todos se sintam representados”, avaliou Paulo Cereda.
Propostas aprovadas para a etapa estadual
Eixo 1 – Habitação e Urbanismo: Implantar parques e áreas de lazer servindo como drenagem urbana e espaços culturais – 15 parques lineares ligando os bairros e acompanhando os rios da cidade.
Eixo – Infraestrutura e Mobilidade: Ligação entre transporte coletivo e rotas acessíveis, com utilização de micro-ônibus e ônibus elétricos.
Implantação de sistema de transporte sobre trilhos, aquaviário e aeroviário.
Eixo 3 – Meio Ambiente: Instalação de mais ecopontos na cidade para devido descarte dos resíduos sólidos junto com a iniciativa de implementação de um consórcio regional para tratamento de resíduos sólidos com cobertura dos quatro municípios do Litoral Norte e Paraibuna.
Implementação de educação ambiental vertical em todas as áreas, no legislativo, executivo, judiciário e nas escolas.
Eixo 4 – Cidades Inteligentes: Infraestrutura com soluções baseadas na natureza para mitigação de riscos de inundação e deslizamentos.
Criação do aplicativo ‘Vigilância comunitária de risco’ onde a população reporta o risco com breve descrição, fotos e mapa base para gerenciamento dos apontamentos.
Eixo 5 – Governança e Participação Social: Criação de um projeto de formação em manejo junto às comunidades visando a revitalização de áreas de restinga, manguezais, criação de parques e praças urbanas e incentivo e fortalecimento de hortas comunitárias.
No encerramento dos trabalhos foram eleitos treze delegados que representarão a cidade na etapa estadual, em São Paulo, nos idas 27 e 28 de junho, deste ano.
A secretária de Governo, Eloíza Andrade Antunes, disse que a missão foi muito bem cumprida com a participação da sociedade civil e representantes do poder público e conferencistas.
“Nos debates propostos foram levantadas várias questões, ideias e soluções para transformar Caraguatatuba na cidade em que queremos viver. Foi um encontro riquíssimo, onde conseguimos extrair as melhores propostas para apresentarmos na etapa estadual. Agradeço o apoio e parceria da secretária de Habitação Fátima Rangel, da comissão organizadora, por funcionários de diferentes secretarias e representantes da sociedade civil”, concluiu.
Secretaria de Comunicação Social – 25/4/2025
Fotos: Luís Gava
Veja Também Recentes

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Caraguatatuba lança campanha para Imposto de Renda Solidário 2025
Contribuintes de Caraguatatuba já podem destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI). A campanha Imposto Solidário 2025 foi lançada nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria dos

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O