Pesquisar No Site
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de gravuras do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828).
As exposições seguem no Museu até o dia 21 de junho com entrada gratuita, e podem ser visitadas de terça a sábado, das 10h às 18h. O Macc está localizado no Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos”, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3883-9980.
O evento, que integrou a programação de aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, foi abrilhantado pelas apresentações do Duo de Choro Cinema Mudo e de Débora e Júlio D’zambê.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Adba Cuba; da secretária municipal de Governo, Eloíza Antunes; da assessora técnica do Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos”, Edna de Assis; da historiadora do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”, Denise Lemes; da diretora do Arquivo Público Municipal, Luzia Prado; e da fotógrafa Dani Sandrini.
Sobre as exposições
”Edna Lins – Tributo”
Em homenagem à memória da artista expressionista, Edna Lins (1937-2022), e por sua contribuição à arte em Caraguatatuba, a mostra revela um recorte íntimo de sua trajetória pictórica. Em suas pinturas, a geometria cubista — paixão declarada pela artista, entrelaça-se a linhas expressionistas vigorosas e pinceladas gestuais, criando composições que desmontam e reconstroem realidades. A artista nasceu em Correntes (PE), mas escolheu Caraguatatuba para viver seus dias mais significativos. Uniu suas raízes nordestinas à efervescência criativa de São Paulo, onde atuou como designer têxtil. Pintora, muralista, professora e mentora, sua produção dialogou, até o fim, com as urgências humanas e sociais.
“terra terreno território”, de Dani Sandrini
A exposição da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini, utiliza duas técnicas de impressão fotográfica do século XIX para propor uma reflexão sobre como é ser indígena em grandes cidades em nosso tempo atual. As imagens fotográficas documentais foram realizadas durante o ano de 2019 na Grande São Paulo, tanto em aldeias indígenas da capital do Estado (com a predominância da etnia guarani), quanto em contexto urbano, contando com ao menos 53 etnias (Censo de 2010/IBGE). A impressão das imagens desse trabalho é feita artesanalmente utilizando a luz solar, diretamente em folhas de plantas e também em papéis sensibilizados com o pigmento extraído do fruto jenipapo, o mesmo que muitos indígenas usam em suas pinturas corporais.
“Loucuras Anunciadas”, obras gravadas de Francisco de Goya
Uma mostra interativa e itinerante que reúne 22 obras gravadas do mestre Francisco de Goya (1746-1828), onde o público participa de forma lúdica, integrando-se ao universo do artista. A exposição traz uma temática complexa, conhecida como Disparates, que se prolonga até 1819. Goya é reconhecido como o mais significativo artista espanhol da segunda metade do século XVIII e primeiro quartel do século XIX, e sua obra é uma das mais vigorosas e originais de todo o mundo no período em que ele viveu.
Serviço
Exposições “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território” e “Loucuras Anunciadas”
De 19 de abril a 21 de junho
Visitação: De terça a sábado, das 10h às 18h
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), nº 72 – Centro
Entrada gratuita l Livre
Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc
Veja Também Recentes

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas