Pesquisar No Site
Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino.

#PraTodosVerem: Aluna desenha em folha sulfite sobre o tema Dia da Luta pela Educação Inclusiva (Fotos Luís Gava/PMC)
Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de cinema com o curta-metragem “Cuerdas”, produzido em 2013. A exibição serviu como ponto inicial para a discussão sobre amizade, respeito e papel da educação no desenvolvimento de valores voltados à inclusão.
Durante a atividade, alguns estudantes disseram ter se emocionado com o filme e afirmaram ter compreendido a mensagem principal, como foi o caso da aluna Rauanny Lorena, de 11 anos. “O filme mostrou que não é legal excluir as outras pessoas. A gente nunca sabe o sentimento do outro, por isso não é certo”, contou.
Já Rafael Vinícius, de 10 anos, destacou que é sempre importante ter respeito. “Não podemos tratar ninguém diferente, porque não é legal e pode magoar a outra pessoa. Temos que respeitar os nossos colegas e as outras pessoas também”.
Inclusão é fazer com que cada pessoa se sinta vista, acolhida e parte de um todo. Por isso, a diretora Karla Louzano explicou que abordar o tema com os estudantes é importante para que, no futuro, elas se tornem adultos que entendem e praticam o respeito a todas as pessoas.
Ainda segundo Karla Louzano, o tema da inclusão é tratado de forma contínua na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, já que a unidade tem diversos alunos com diferentes necessidades e características. “Trabalhamos a inclusão para a formação integral dos estudantes, de forma contínua e consistente”.
A atividade culminou na produção de desenhos, feitos por cada um dos estudantes, para representar a inclusão. Os trabalhos serão expostos na escola como forma de reforçar a discussão iniciada em sala.
Inclusão em Caraguatatuba
Em 1998, Caraguatatuba iniciou um projeto pioneiro na área da Educação Inclusiva, com o objetivo de criar um sistema educacional acessível e de qualidade para todos. O setor de Educação Inclusiva envolve uma equipe de profissionais especializados, como coordenadores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e professores, que trabalham para garantir que alunos com diferentes necessidades tenham o apoio necessário.
Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se a Acessibilidade, que realiza melhorias nas escolas para atender às necessidades de alunos com deficiência, e o CRIES (Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social), que oferece atendimento especializado nas áreas de educação, saúde e assistência social. Além disso, o Projeto Escola de Pais busca fortalecer a relação entre escola, pais e filhos, e a Formação Continuada oferece capacitação para professores e profissionais da educação.
Caraguatatuba também possui Salas de Recursos Multifuncionais, que garantem Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas, e, em 2019, criou a Escola Bilíngue para Surdos, focada no atendimento aos alunos surdos da rede municipal.
Outros projetos importantes incluem Saúde Escolar, que oferece atendimento médico e psicológico para estudantes, e o Transporte Adaptado, que assegura o transporte de alunos com mobilidade reduzida. O Projeto Horta Inclusiva busca estimular habilidades emocionais e sociais por meio de atividades relacionadas à natureza, enquanto “Encantando com as Mãos” ensina Libras às crianças da educação infantil. Além disso, o projeto Inclusão em Movimento promove atividades físicas para pessoas com deficiência.
Atualmente, o setor atende mais de 2,4 mil estudantes com diversas necessidades, como deficiências auditivas, físicas, intelectuais, transtornos do espectro autista, entre outros, e trabalha de forma integrada para promover a inclusão e o desenvolvimento de todos.
Secretaria de Comunicação Social – 14/4/2025
Fotos: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Pagamento do Carnê do IPTU 2025 de Caraguatatuba pode ser feito em dez vezes até dezembro
O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 de pode ser pago em até dez vezes, com os vencimentos das parcelas nos dias 20 de março, 23 de abril, 20 de maio, 23 de junho, 21 de julho, 20 de agosto, 22 de setembro, 20 de outubro,

Caraguatatuba recebe “Jogos de Verão 2025”
A cidade de Caraguatatuba recebe no próximo domingo (23), no espaço esportivo ao lado do Restaurante Guaruçá, os “Jogos de Verão 2025”, da Igreja Universal. O evento ocorre a partir das 13h e conta com o apoio do governo municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, Secretaria de

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do