Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A entrada é gratuita e os interessados podem inscrever-se por meio do formulário https://forms.gle/aQVZs5oD5HALgxiB8.
Voltada a conselheiros municipais de cultura, servidores públicos e demais interessados na gestão cultural participativa, a formação tem como objetivo fortalecer os conselhos municipais de cultura do Litoral Norte e incentivar a participação cidadã nas políticas públicas da área.
Durante a oficina, serão abordados temas como o papel dos conselhos na gestão pública, a estrutura do Sistema Nacional de Cultura (SNC), a construção do Plano Municipal de Cultura e os processos decisórios em políticas culturais, além de apresentar instrumentos de fomento como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
A oficina integra o ciclo de formações presenciais promovidas pelo Museu Caiçara de Ubatuba, enquanto representante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Estado de São Paulo (PNCC- SP) na região, com ações em cinco municípios do Litoral Norte: Ubatuba, realizada no último dia 2, e Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga.
Para mais informações, acesse as redes do Museu Caiçara @museucaicara. Ao final da formação, o público vai conferir apresentações do grupo Mamulengo de Si Mesmo e de Ruth Helen e Michael Douglas (Energia Viva). Instrumentos caiçaras do artesão Pedro Caetano estarão em exposição.
Sobre as oficineiras
Camila Marujo – Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Eventos (CELACC/ECA-USP) e Gestão Pública (UNIFESP). Possui formação técnica em elaboração de Planos Municipais de Cultura (EA/UFBA). Atua como parecerista de projetos em editais públicos e privados. Presta assessoria técnica em gestão pública da cultura, orientando prefeituras em todo o Brasil sobre a implementação de Sistemas de Cultura, incluindo conselhos, planos, fundos e leis de fomento ao setor.
Atualmente integra a coordenação do projeto CRIE Políticas Públicas/SEBRAE e assessora o Consórcio Intermunicipal Culturando – CIC
Luciana Souza – Licenciada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (2008) e iniciou sua trajetória como educadora socioambiental, trabalhando com adolescentes em situação de vulnerabilidade através da arte-educação. Atuou em conjuntos habitacionais, comunidades rurais e quilombolas, utilizando o teatro de bonecos, a educomunicação e a cultura popular como ferramentas de mobilização social. Atua na política da pessoa com deficiência. Participou de coletivos como o Teatro de Trincheira e Coleflor. Há 10 anos integra o Maracatu Odé da Mata e há 13 anos o grupo familiar Mamulengo de Si Mesmo, tendo forte atuação na preservação do patrimônio imaterial. Integra o coletivo de contadores de história Contos da Lua. Atualmente, é conselheira titular do Fórum Setorial de Patrimônio e Tradições Culturais do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba. Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de Caraguatatuba (2022-2023) e contribui para a efetivação do Sistema Municipal de Cultura. Parte de sua jornada foi registrada, entre outras trajetórias, no filme; Eu penso sobre ir embora; (2024), direção Daniel Inauê.
A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt está localizada na Rua Santa Cruz, 396, no Centro de Caraguatatuba.
Foto: JC Curtis/Fundacc
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Pagamento do Carnê do IPTU 2025 de Caraguatatuba pode ser feito em dez vezes até dezembro
O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 de pode ser pago em até dez vezes, com os vencimentos das parcelas nos dias 20 de março, 23 de abril, 20 de maio, 23 de junho, 21 de julho, 20 de agosto, 22 de setembro, 20 de outubro,

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Mais de 5 mil alunos iniciam aulas nas Oficinas Culturais da Fundacc nesta semana
Teve início na última segunda-feira (10/3), as aulas das oficinas culturais oferecidas pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), nos nove polos distribuídos de norte a sul da cidade, nos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Ponte Seca, Centro, Jetuba e Massaguaçu, além do Polo Cultural Profª Adaly