Pesquisar No Site
Moradores sentem alívio após retirada de árvore que ameaçava cair no bairro Benfica

Moradores sentem alívio após retirada de árvore que ameaçava cair no bairro Benfica
Um árvore de grande porte de aproximadamente 18 metros, foi retirada em uma operação que envolveu técnicos da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da empresa de energia elétrica EDP-SP, na rua Sebastião Mariano Nepomuceno, em frente ao número 965 no bairro Benfica, região central de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem Caminhão com cesto aéreo da EDP-SP eleva um funcionário até a fiação num poste de luz para que a energia seja cortada para a realização da retirada de uma árvore. (Fotos: Fernando Matos)
Os trabalhos iniciaram às 7h e se estenderam até 12h, porque como havia risco de queda, optou-se pelo desmonte, ou seja, poda de todos os galhos e, posteriormente, das partes pequenas do tronco até chegar à base.
A árvore estava dentro do terreno da casa de Dora Custódio dos Santos, 57 anos. “Abri o chamado para retirada há mais de dois anos. Minha preocupação é que caísse nas casas dos três vizinhos da frente. As raízes já estouraram parte do muro e o tronco estava inclinado em direção à rua”, contou a moradora.

#PraTodosVerem Caminhão com cesto aéreo da EDP-SP eleva um funcionário até a fiação num poste de luz para que a energia seja cortada para a realização da retirada de uma árvore. (Fotos: Fernando Matos)
Há 18 anos no local, Ortília Pinto, 74 anos, disse que nos dias de chuva e vento forte tinha muito medo da árvore cair sobre sua casa. Seu vizinho de parede que está ali há 33 anos, Pedro Alexandrino, 73 anos, há 33, afirmou estar aliviado com o procedimento de retirada.
O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano, disse que o serviço foi trabalhoso, pois exigiu o desligamento da energia elétrica e uma retirada do material passo a passo para garantir a segurança tanto dos servidores quanto dos residentes.
“A árvore estava realmente podre. O que foi confirmado ao término quando vimos que a base do tronco estava apodrecido e oco por dentro. O importante é que deu tudo certo”, concluiu.
Secretaria de Comunicação Social – 4/4/2025
Veja Também Recentes

Inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico em Caraguatatuba seguem até domingo
Os interessados em integrar o Conselho Municipal de Saneamento Básico em Caraguatatuba têm até o dia 16 de março (domingo), às 23h59, para realizar a inscrição pelo e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. O Conselho Municipal de Saneamento Básico é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizatório. Sua atuação é voltada para

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca mais 57 estagiários
Mais 57 estudantes aprovados de oito cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro devem comparecer até a próxima quarta-feira (12/3), das 9h às 10h30

Caraguatatuba recebe etapa regional de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes nesta quarta-feira
Caraguatatuba será sede, nesta quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. A competição ocorre no Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, com diversas modalidades. Participam da seletiva as cidades do Conselho Regional das Apaes do Alto Tietê e Litoral Norte.

Caraguatatuba recebe mil mudas de plantas nativas como parte de compensação ambiental
Caraguatatuba recebeu a doação de mil mudas de plantas nativas na última sexta-feira (14), como parte de uma compensação ambiental da empresa Pedreira Massaguaçu S.A . As mudas foram disponibilizadas para a população na Praça Cândido Mota, no Centro. Essa doação faz parte de um processo regular de compensação ambiental