Pesquisar No Site
Caraguatatuba reforça combate à dengue

Caraguatatuba reforça combate à dengue
Caraguatatuba tem 1.029 casos notificados de dengue, sendo 171 positivos e 858 negativos, sem registros de investigações ou óbitos. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continua com as inspeções domiciliares e prioriza as áreas com maior incidência da doença. Em regiões com casos positivos, é realizada a aplicação de inseticidas.

#PraTodosVerem: Agentes de saúde durante operação nas casa populares do bairro Jetuba (Foto: Dony Machado/PMC)
Os agentes do CCZ, devidamente identificados, realizam vistoria nas residências, com acesso restrito à área externa das casas. Durante as visitas, os moradores recebem orientações sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, como objetos que acumulam água.
Estima-se que 85% dos focos de dengue estão dentro das residências. A eliminação desses criadouros pode ser feita ao tirar dez minutos por semana para inspeção e limpeza na área externa da casa.
É importante manter caixas d’água e outros reservatórios de água bem tampados, limpar calhas, lajes, ralos, canaletas e outros escoamentos de água, retirar folhas e sujeira que possam acumular água, guardar pneus em locais cobertos, guardar garrafas com a boca para baixo, limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras, lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha, jogar as larvas na terra ou no chão seco, evitar o uso de pratos nos vasos de plantas ou lavá-los semanalmente, lavar os bebedouros de animais com escova, esponja ou bucha, e troque sua água, pelo menos, uma vez por semana.
Reunião estratégica

#PraTodosVerem: Representantes da saúde em reunião mensal da ‘sala de situação de arboviroses’ (Foto: Fernando Matos/PMC)
Na terça-feira (11), responsáveis de diversos setores e unidades de saúde, além de hospitais, se reuniram na Secretaria Municipal de Saúde, junto com o secretário Dr. Raphael Ghetti e adjunta Luciana Fadel, para discutir estratégias de prevenção a dengue. Trata-se da reunião mensal da ‘sala de situação de arboviroses’.
Foi apresentado o panorama atual da dengue no município, que ainda não apresenta uma situação crítica, mas requer atenção contínua e discutidas ações de prevenção e estratégias para reduzir os focos do mosquito.
Também foi abordada a vacinação contra a dengue, um dos métodos de prevenção. A vacina está disponível para adolescentes de 10 a 15 anos, 11 meses e 29 dias. As doses estão sendo aplicadas em todas as unidades de saúde, com agendamento conforme o endereço de residência. No entanto, o município ainda não atingiu a meta de vacinação, com menos de 50% das doses aplicadas.
Até o momento, foram recebidas 2.320 doses da primeira aplicação e 2.036 da segunda, mas a adesão tem sido abaixo do esperado. A Secretaria de Saúde reforça que ainda há vacinas disponíveis e orienta a população a agendar a aplicação pelo telefone ou aplicativo ‘Caraguatatuba 156’.
Ação no Residencial Getuba

#PraTodosVerem: Entulhos deixados fora de residência para serem recolhidos pela operação Bota-Fora da Secretaria de Serviços Públicos (Foto: Dony Machado/PMC)
No último fim de semana, dias 8 e 9 de março, foi realizado um mutirão no residencial Getuba, na região norte do município, envolvendo equipes do CCZ, 10 agentes de zoonoses, sete agentes comunitários de saúde, além do apoio da Secretaria de Serviços Públicos, com um caminhão e um bobcat para ação de Bota-Fora.
Foi feito o bloqueio e a nebulização com inseticida em 118 imóveis residenciais. Também foram retirados 13 caminhões de materiais inservíveis, com uma média de quatro toneladas por caminhão.
Ao todo, a equipe do CCZ, realizou visitas a imóveis, nebulização e controle de criadouros em pontos estratégicos (como borracharias e ferro-velhos), além de locais com grande concentração de pessoas, como hospitais e escolas. Ao todo, foram 7.566 visitas.
Veja Também Recentes

Eleitos representantes da Sociedade Civil e Poder Público para organização da 1ª Conferência Municipal das Cidades
Promover a sensibilização, mobilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil para debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em Caraguatatuba como também em outros municípios. Este é o objetivo da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba.

Agência Móvel da Sabesp disponibiliza atendimento à região norte de Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária de água e esgoto no município, disponibiliza sua Agência Móvel para atendimento à população ao longo do mês de março. O objetivo é facilitar o acesso dos munícipes aos serviços da companhia, e eliminar a necessidade de deslocamento até as

Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal da Cidade elabora regimento interno
Caraguatatuba se prepara para realizar sua 1ª Conferência Municipal da Cidade, etapa local que integra a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Como parte desse processo, o governo municipal promoveu, na terça-feira (25) a primeira reunião oficial da Comissão Organizadora, na sede da Secretaria de Educação. O encontro teve

Caraguatatuba recebe 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
O município de Caraguatatuba será sede, a partir desta sexta-feira (28), da 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18. O evento é promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição

Governo Municipal fomenta empreendimentos e serviços de turismo em Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba lançou o Cadastro Permanente de Empreendimentos Turísticos e Serviços Adjacentes para fortalecer a economia local e expandir o setor turístico. A proposta é criar uma conexão direta entre a administração pública e os negócios do segmento. O programa oferece oportunidades para estabelecer parcerias estratégicas, aumentar