Pesquisar No Site
Festa das Cores reúne 300 pessoas para comemorar aniversariantes do mês dos usuários do Ciapi
Festa das Cores reúne 300 pessoas para comemorar aniversariantes do mês dos usuários do Ciapi
A primeira festa do ano no Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), foi repleta de alegria, descontração, muita música e dança, e uma grande guerra colorida com pó de cores diversas entre os participantes. O evento foi no salão do Ciapi para comemorar os aniversariantes do mês.
O encontro contou coma presença do prefeito Mateus Silva, da secretária da Secretaria dos Direitos da pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba e da presidente da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), gestora do Ciapi, Zenaide Bicudo Vernizzi.
“Estou emocionado por estar aqui, nesse prédio, que leva o nome do meu avô paterno. Lembrei-me de todo o esforço para a construção e o funcionamento da Sepedi e do Ciapi (Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência e do Idoso). Estamos colocando a casa em ordem e vamos expandir nosso trabalho de levar o bem-estar à pessoa idosa e à pessoa com deficiência em nosso município. Vocês me motivam, dão força e coragem para ir em frente”, declarou o prefeito de Caraguatatuba.
Na oportunidade, Ivy Malerba destacou sua satisfação em retornar como secretária da Sepedi e rever velhos conhecidos e conhecer os novos usuários.
‘O Ciapi é um equipamento que é motivo de grande alegria para mim. Foi uma obra que deu certo. Durante dois anos trabalhamos arduamente para oferecer esse espaço diferenciado à população de Caraguatatuba e conseguimos, quando inauguramos o Ciapi, em 2016. Hoje, com o apoio da equipe da Acalento, vamos potencializar a missão do Ciapi em atender de forma interdisciplinar e multidisciplinar ao público idoso e pessoas com deficiência. Temos uma bela jornada pela frente”, disse.
Durante a confraternização, os participantes puderam se divertir com brincadeiras e danças comandadas pelos professores do Ciapi, além do tradicional bolo de aniversário, comidas e bebidas sem álcool. O auge da diversão foi a liberação para jogar os pozinhos coloridos, que cada um ganhou na entrada, para o alto e nos colegas.
“Tem sete anos que frequento o Ciapi e essa foi a melhor festa de todas”, afirmou Nelson da Silva Gomes.
A colega Irene Cintra, 65 anos, concordou: ”Foi ótima. Foi pura diversão”.
Ciapi
O Ciapi é um espaço dedicado à promoção da qualidade de vida de idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência a partir dos 18 anos.
O Centro de Convivência oferece diversas atividades voltadas ao lazer, convivência social, e inclusão, contribuindo para o bem-estar e autonomia dos seus frequentadores.
São oferecidas atividades de alongamento, socioculturais, violão, vôlei adaptado, roda sênior, funcional adaptado, jazz, balance, artes e pintura, alongamento e mobilidade, ritmos, Tai Chi Chuan, coral, funcional, artesanato geral, risco de queda, samba de pé, ioga tradicional, teatro, bocha sentada, dança de salão, culinária terapêutica, bilhar, bocha, dominó e dama.
Vale destacar que o centro de apoio é gerido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), em parceria com a Sepedi, reforçando o compromisso com a inclusão e o apoio às pessoas com deficiência e idosos no município.
Para participar, é necessário realizar um cadastro na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), localizada na Av. Jorge Burihan,10 no Jardim Jaqueira (ao lado do Ciapi).
Texto: Cláudia Moysés – MTB 4132-MG
Foto: Luis Gava/PMC
Veja Também Recentes
Defesa Civil de Caraguatatuba desobstrui rua interditada por galho de árvore
A Defesa Civil de Caraguatatuba desbloqueou na última segunda-feira (27/1), a Rua Santa Cruz, no Centro. A via ficou interditada por cerca de meia-hora, após o galho de uma goiabeira engatar na carroceria de um caminhão que trafegava pelo local na altura do cruzamento com a Rua Teotino Tibiriçá Pimenta.
Guarda Civil Municipal apoia operação contra tráfico de drogas em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba participou de uma operação de combate ao tráfico de drogas no Residencial Caraguatatuba 2 nesta quarta-feira (15/1). A ação foi iniciada após solicitação da Polícia Militar, que pediu apoio para atender a uma ocorrência envolvendo resistência à prisão. Viaturas e agentes da GCM
Jovens nascidos em 2007 já podem realizar Alistamento Militar em Caraguatatuba
Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2007, devem fazer o alistamento no serviço militar até o dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se
Praça Cândido Mota recebe obras de manutenção do mosaico português
As obras de reassentamento das pedras do mosaico português da calçada da Praça de Cândido Mota, no Centro, foram concluídas nesta quinta-feira (30/1). Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos do Governo Municipal de Caraguatatuba iniciaram a recolocação das pedras portuguesas nos trechos esburacados do espaço público na última terça-feira (28).
Guarda Civil Municipal localiza veículo furtado e devolve ao proprietário
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba localizou um veículo suspeito durante uma patrulha preventiva na quarta-feira (29) no bairro Jardim Califórnia. O veículo estava estacionado com vidros abertos e portas destrancadas, além dos faróis ligados em local deserto. Diante da circunstância, a equipe consultou o sistema para averiguar a situação