Pesquisar No Site
Obras em andamento credenciam Caraguatatuba a chegar a universalização de água e esgoto antes do Estado
Obras em andamento credenciam Caraguatatuba a chegar a universalização de água e esgoto antes do Estado
As obras em andamento de água e esgoto em Caraguatatuba credenciam a cidade a ser uma das primeiras a chegar a universalização antes mesmo do Estado de São Paulo.
Segundo o Novo Marco do Saneamento, 99% da população brasileira deve ter abastecimento de água e 90%, coleta e tratamento de esgoto até o ano de 2033. O Estado de São Paulo quer antecipar a meta em quatro anos, ou seja, em 2029.
Já Caraguatatuba deve chegar a universalização em 2028 com o avanço dos empreendimentos, graças a um contrato assinado em 2019 pelo prefeito Aguilar Junior que garantiu a continuidade das obras mesmo com o processo de desestatização da empresa.
Na última semana foi anunciado o início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Pegorelli, que faz parte do pacote de investimentos da concessionária na cidade.
Somente com as duas obras, serão investidos cerca de R$ 121,2 milhões e serão instalados 21,2 km de redes coletoras, oito estações elevatórias e pelo menos 900 ligações domiciliares para beneficiar aproximadamente 4 mil pessoas.
Além disso, neste pacote está prevista a ampliação/adequação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Indaiá.
Segundo a Sabesp, as obras foram iniciadas agora em dezembro e devem ser concluídas em agosto de 2026.
Outras obras
Também estão em andamento outras importantes obras no município. O Sistema de Esgotamento Sanitário Jaraguazinho, Martim de Sá, Jardim Terralão e Golfinhos (Fase I) está em andamento com investimento na ordem de R$ 51,9 milhões com a instalação de 24 km de redes coletoras, três estações elevatórias de esgoto e 2.184 ligações domiciliares. A previsão que as obras sejam concluídas em outubro de 2025.
Já o Sistema de Esgotamento Sanitário Massaguaçu e Golfinhos II também tiveram suas obras iniciadas em outubro. Serão pelo menos 61 km de redes coletoras, oito estações elevatórias de esgoto e 1.528 ligações domiciliares. As obras devem ser concluídas em maio de 2026.
“Avançamos muito nesta questão do saneamento. Pegamos lá atrás uma escritura pública e hoje temos um contrato com previsão de chegar a universalização antes mesmo da previsão do Estado para 2029. As obras estão ocorrendo e vão beneficiar muito a população de Caraguatatuba”, comentou o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba reúne municípios do Litoral Norte em Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, e em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual (GVS), promoveu nesta quinta-feira (28), a 2ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes de
EMEFS Geraldo de Lima e Luiz Silvar receberam nessa terça a premiação pela vitória nos Jogos Escolares (JEM)
A cerimônia de premiação dos 13º Jogos Escolares Municipais de Caraguatatuba 2024 (JEM) foi realizada nessa terça-feira (10), na Secretaria de Educação. As EMEFs Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM)
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados
MACC promove oficina gratuita de desenho da figura humana com Anna Verena
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) promove a Oficina de Desenho da Figura Humana, ministrado pela artista e professora Anna Verena nos dias 3 e 6 de dezembro. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser realizada pelo formulário disponível aqui https://forms.gle/jL75cmP1NRHcUBRU7 . A oficina é gratuita e será realizada na Sala Pedagógica
CCZ de Caraguatatuba encaminha 106 animais para adoção neste ano e 30 pets ainda aguardam um novo lar
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba continua com o trabalho de encontrar novos lares para cães e gatos resgatados em situações de maus tratos. Este ano, 106 animais já foram adotados, mas ainda 30 pets aguardam um novo lar. O CCZ costuma realizar uma vez por mês