Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba faz monitoramentos de rotina em áreas de risco
Defesa Civil de Caraguatatuba faz monitoramentos de rotina em áreas de risco
A Defesa Civil de Caraguatatuba está fazendo esta semana o monitoramento rotineiro de todas as áreas de risco da cidade, dentro do período em que está em vigor o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que vai de 1º de dezembro a 31 de março do ano seguinte.
Uma equipe com quatro agentes da Defesa Civil está percorrendo bairro a bairro, monitorando as áreas de risco e transmitindo instruções para os moradores dessas regiões.
Áreas de risco:
A cidade tem mapeadas 19 áreas de risco para escorregamento/deslizamento de terra. Elas estão divididas em 54 setores que vão dos mais leves aos mais graves.
Quando há previsões de situações críticas, as equipes também passam com carro de som nas áreas de risco, para fazer o alerta. Nos períodos de verão, quando ocorrem as chuvas intensas, estes moradores já estão previamente orientados a deixar documentos e remédios em locais de fácil acesso para casos de evacuação rápida.
Os bairros onde ficam as áreas de risco para escorregamento/deslizamento de terra são: Portal da Fazendinha (Jetuba), Olaria, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Casa Branca, Jardim Forest, Cidade Jardim, Sumaré, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Cantagalo, Tinga, Prainha, Jardim Francis, Benfica, Jardim Califórnia, Estela D ´Alva, Caputera, Cocanha e Sertão dos Tourinhos, envolvendo as regiões norte e central.
A Prefeitura de Caraguatatuba conta com um sistema de monitoramento, o Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras.
A comunicação constante com a população em área de risco também é importante e a Prefeitura de Caraguatatuba divulga informações sobre quaisquer transtornos climáticos não só pela página https://www.caraguatatuba.sp.gov.br , como também pelas redes sociais do município e emitindo Pushs em casos emergenciais.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Veja Também Recentes
Recadastramento para transporte universitário termina dia 16
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16, e deve ser feito por
Prefeitura reforça necessidade de autorização para entrada de veículos fretados em Caraguatatuba
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de obter autorização para que veículos fretados como vans e ônibus entrem na cidade. A Lei Nº 2.456, de 7 de dezembro de 2018, regulamenta entrada, circulação e estacionamento de ônibus, micro-ônibus ou vans de fretamento
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 42 estagiários aprovados de seis cursos das duas seleções de 2024
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 42 aprovados de seis cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e setembro para comparecer até a próxima quarta-feira (18/12),
Defesa Civil do Estado emite aviso de pancadas de chuva em todo Estado de São Paulo
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria em todo território paulista, entre sexta-feira (20) e sábado (21), com risco de acumulados moderados. Há previsão é de fortes pancadas de chuva, causadas pela elevada umidade do ar proveniente da região Amazônica.
Fundacc realiza Segunda Festa do Fandango Caiçara
Neste sábado, 21 de dezembro, Caraguatatuba reúne o melhor da cultura fandangueira da região com a segunda Festa do Fandango Caiçara. O evento promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) é gratuito e acontece das 16 às 23 horas, no Espaço Paulo Mott, localizado na praça de artesanato, no Centro da