Pesquisar No Site
Cerca de 10 mil pessoas participam da Campanha de educação ambiental Verão no Clima

Cerca de 10 mil pessoas participam da Campanha de educação ambiental Verão no Clima
As atividades de conscientização e educação ambiental nas praias, realizadas pela Campanha Verão no Clima, foram encerradas no último dia 14 de fevereiro. Ao todo, cerca de 10 mil pessoas, entre turistas e moradores, foram orientadas durante todo o período do projeto, que teve início em 04 de janeiro.
Os grupos de monitores realizaram abordagens entre as praias Martim de Sá, Centro, Indaiá e Porto Novo. O grande objetivo foi promover o diálogo sobre redução da produção de lixo, uso consciente da água, cuidado com trilhas e reciclagem, além de tratar diretamente da questão do lixo deixado nas praias.
Com uma proposta de mudança de hábito, este ano, a Campanha foi realizada exclusivamente com intuito de educar. Não foram produzidos materiais impressos e sacolas plásticas. “A ideia foi justamente criar a consciência ambiental para o cotidiano. As pessoas podem trazer as sacolinhas de casa ou aproveitar as embalagens de salgadinhos, gelo, entre outros e se possível levar o resíduo produzido de volta, deixando nos locais de coleta convencional. Se cada um fizer um pouco, é possível obter grandes resultados”, explicou Tatiana Soares, diretora de Saneamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Fotos: Luis Gava e Cláudio Gomes/PMC
Além das ações nas praias, fizeram parte da Campanha Verão No Clima, uma caminhada, que aconteceu no centro de Caraguatatuba, dia 07 de janeiro e um mutirão de limpeza, realizado na praia da Mococa, dia 29/01, onde foram recolhidos 100 quilos de micro lixo.
Ações de Educação Ambiental
De acordo com Tatiana Soares, as atividades voltadas para a educação ambiental são constantes e acontecem durante todo o ano por meio de projetos organizados por instituições de ensino e pelas secretarias municipais, com destaque para a Educação e Meio Ambiente, que contam com departamentos específicos para esse segmento. Essas ações também são apoiadas e monitoradas por um grupo de trabalho responsável por revisar o PMEA – Plano Municipal de Educação Ambiental. “O grupo é formado por pessoas da sociedade civil, instituições de ensino e poder público. Nos reunimos todo o mês visando para gerar um cronograma eficiente de ações, de modo que possamos agregar e expandir as propostas uns dos outros, ampliando o trabalho de educação ambiental no município”, destacou.
Para mais informações sobre projetos de educação ambiental, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone (12) 3897-2530.
Veja Também Recentes

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal da Cidade elabora regimento interno
Caraguatatuba se prepara para realizar sua 1ª Conferência Municipal da Cidade, etapa local que integra a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Como parte desse processo, o governo municipal promoveu, na terça-feira (25) a primeira reunião oficial da Comissão Organizadora, na sede da Secretaria de Educação. O encontro teve

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma