Pesquisar No Site
Prefeitura realiza plantio de mais de 1 mil mudas pelo programa de “Arborização Urbana”

Prefeitura realiza plantio de mais de 1 mil mudas pelo programa de “Arborização Urbana”
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou o plantio de mais de 1 mil mudas e doou, aproximadamente, 400 mudas para plantios em calçadas ou áreas públicas ao longo deste ano.
A ação faz parte do programa de arborização urbana, que busca promover a sustentabilidade, melhorar a qualidade de vida e ampliar as áreas verdes da cidade. Os plantios contaram com o apoio de munícipes por meio de solicitações.
Contando também com a parceria de instituições, algumas delas são o Rotary Club de Caraguatatuba, Rotary Club de Caraguatatuba – Poiares, e este ano houve a parceria com o Centro Universitário Módulo.
Muitos plantios ocorrem em escolas de redes municipais, incentivando a sustentabilidade desde cedo. As próprias crianças realizam o plantio das mudas, aprendendo de maneira correta e prática maneiras sustentáveis.
O programa abrange as áreas livres de uso público, como praças, parques e orlas de praia, bem como a responsabilidade em áreas particulares, como quintais, jardins internos e pátios, e as áreas que acompanham o sistema viário, como calçadas, canteiros e rotatórias.
Existem diversas diretrizes a seguir antes de realizar os plantios de mudas, pois o plantio errôneo pode causar danos, como em vias públicas, que pode gerar problemas a equipamento urbanos, exemplo de rede elétrica, de esgoto, de água, dentre outros.
A Prefeitura indica que, para o plantio em vias publicas, a muda seja de origens nativas, pois já estão acostumadas com as condições locais e são menos sucessíveis a doenças.
Além de reforçar que os interessados devem abrir um processo administrativo ou através do 156 informando minimamente o local, espécies escolhidas e a quantidade. A Secretaria irá analisar se a região poderá receber o plantio, para que ele seja permanente e as mudas possam se desenvolver saudavelmente.
É possível saber mais sobre o plantio e quais são as espécies recomendadas para a arborização Urbana na cartilha de Arborização, pelo link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2024/07/Cartilha-Arborizacao-Brasao-24.pdf.
Veja Também Recentes

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre