Pesquisar No Site
Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares
Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares
O Polo Cultural do Poiares foi palco para uma programação de dança e homenagem neste sábado (9). Com o espaço lotado de antigos alunos e seus familiares, além de apresentações de grupos, o ponto alto do evento foi a homenagem prestada à Carla Bueno, que teve seu nome dado à sala de dança do Polo Cultural.
Bueno foi professora de dança da Fundacc por 13 anos, com turmas de baby class, ballet infantil, jazz infantil e juvenil, onde montou dois grupos de dança para competição, Corpus Dance e Korpinhos Dance.
Credenciada pelo conselho regional de educação física, ministrada em dança, atuou como bailarina no corpo de baile em São Sebastião, onde participou de várias competições e vitórias. Também trabalhou na academia Studio D como auxiliar de dança e por por 12 anos na academia Linha d’água como professora de baby class, ballet e jazz infantil.
“Sou totalmente grata pela trajetória que tive na Fundacc por todos esses anos com tudo que aprendi e com tudo que ensinei.
Sou mais grata ainda por ter alunos que até hoje ainda fazem parte dessa fundação e melhor ainda, atuando como professores e coreógrafos. Para mim é uma imensa honra receber essa homenagem, gratidão a todos”, enfatizou a professora.
Como forma de homenagear e recordar o período, os 11 alunos que fizeram parte desses grupos de competição da professora Carla, fizeram um pocket com alguns trabalhos coreografados por ela, dando ênfase à geração passada das oficinas culturais. Na sequência, a Escola de Bailados apresentou a coreografia Voo Livre, de Junior Silva, simbolizando essa nova geração de bailarinos.
Ainda estão previstas até o final de 2024 mais duas homenagens, à bailarina e coreógrafa Cristina Neves, ex-diretora do Corpo de Baile de Caraguatatuba e coordenadora da área de dança da Fundacc por 19 anos e à professora de dança do ventre e dança cigana, Suely Loyola (in memorian).
“Fazer esse intercâmbio de gerações foi muito gratificante para todos. Mostrar o quanto a dança é referência no município e o quanto somos gratos a todos os fazedores de cultura que fizeram parte de nossa história. Homenagear essas três figuras da dança do nosso município nada mais é do que representar a leveza, a beleza e garra que essas mulheres representam na dança, deixando um legado de respeito e admiração. Sou muito grato por ter sido cria dessas mulheres, uma me despertou a paixão pela dança e outra que me colocou no caminho da profissionalização. Hoje sou o que sou graças a elas. Muito obrigado. Caraguatatuba reverencia vocês”, afirmou o bailarino e coreógrafo Junior Silva, assessor técnico de dança da Fundacc.
Obra “Pele”
Na ocasião, também foi apresentada ao público, a obra “Pele” realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo de Caraguatatuba.
Com os intérpretes Carol Moreira e Davi Silva, coreografia Carol Moreira e Davi Silva e textos e adaptações de Davi Silva, “Pele” é uma obra autoral que utiliza a dança como linguagem central para explorar as complexas questões de identidade e as camadas sociais que moldam os indivíduos.
Através da metáfora da pele, o espetáculo investiga como as pessoas são frequentemente definidas por características externas, como origem étnica, gênero, idade e outras marcas impostas pela sociedade.
Combinando elementos do teatro de rua e das danças urbanas, os intérpretes alternam entre vestir e despir camadas simbólicas, revelando a verdadeira essência por trás das aparências. A cada movimento, a performance desafia os estereótipos e questiona as normas sociais, oferecendo ao público uma experiência cultural profunda e instigante. Pele não apenas provoca uma reflexão sobre os rótulos impostos, mas também convida a uma vivência visceral da autenticidade e da liberdade do ser humano.
Veja Também Recentes
EMEFS Geraldo de Lima e Luiz Silvar receberam nessa terça a premiação pela vitória nos Jogos Escolares (JEM)
A cerimônia de premiação dos 13º Jogos Escolares Municipais de Caraguatatuba 2024 (JEM) foi realizada nessa terça-feira (10), na Secretaria de Educação. As EMEFs Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM)
GCM apreende motocicleta furtada com auxilio do COI em Caraguatatuba
Na manhã de domingo (1), a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, com a ajuda do Centro de Operações Integradas (COI), apreendeu uma motocicleta proveniente de furto no bairro Poiares, região centro/Sul. A equipe realizava o patrulhamento preventivo no Poiares, quando foi informada pelo COI que uma motocicleta, proveniente de um
Futebol Máster 40 anos chega às semifinais no próximo final de semana
No final de semana foram realizadas as quartas de final do campeonato de Futebol Máster 40 anos. As partidas foram intensas e desafiadoras para os times. No campo do CEMUG quem permaneceu no campeonato foi o Esportinga, que venceu por 2 a 0 o EC 1º de Maio. O A.E
Pesquisa do IBGE aponta queda no índice de pobreza no Vale do Paraíba e Litoral Norte
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou uma redução no índice de pobreza da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira/RM Vale em 2023 para 13,1% (pessoas com rendimento domiciliar per capita abaixo de US$
Rodovia dos Tamoios contará com operação para o Natal
A Concessionária Tamoios realizará a partir de segunda-feira (23) a operação especial para o Feriado de Natal como parte da Operação Verão 2024/2025. A expectativa é que cerca de 189 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios no período de 23 a 27 de dezembro. Esta será a primeira temporada