Pesquisar No Site
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”
Nessa sexta-feira, as equipes de cozinheiras da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba e da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu apresentaram os pratos que concorrem no “Chef Caraguá 2024”. Este ano, 17 unidades escolares participam.
Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares, além de promover uma alimentação saudável. A receita vencedora passa a integrar o cardápio da rede municipal de ensino no próximo ano letivo.
“O carreteiro do Auracy” foi o prato apresentado pelas cozinheiras do Jetuba. De acordo com a profissional Benedita Francisca Raimundo, a sugestão partiu do diretor da escola, Radoan Luiz Rodrigues.
“Gosto de cozinhar e para mim é uma diversão. Estava fazendo um arroz carreteiro com o que havia disponível em casa e tive a ideia de fazer o mesmo na escola. As cozinheiras compraram a ideia e criaram o “carreteiro do Auracy”, contou o diretor.
Além de Benedita também contribuíram para desenvolver a iguaria as cozinheiras, Daniela Dias Fernandes e Noemi Miriã Licarião dos Santos. “Pegamos a receita de um arroz carreteiro tradicional e adaptamos com os ingredientes que recebemos para fazer a alimentação dos alunos. Este ano, a carne escolhida foi o pernil, aí acrescentamos arroz, cenoura, brócolis, espinafre, tomate cereja, couve, sal, alho e cebola”, explicou Benedita.
A história foi bem diferente na EMEF Professora Antônia Antunes Arouca. Lá de 290 alunos, 160 rejeitam o feijão na comida. Aí, a mestre-cuca, Luciana Brito de Paula Sousa, teve a ideia de misturá-lo à receita “Baião de Dois Kids”, com a ajuda das colegas de profissão Suely da Silva Freire, Hellen Kellen de Andrade Belisário Sampaio e Diane Mendes Pereira Souza. O resultado foi um prato com arroz, feijão, couve, cebola, tomate cereja, alho e o pernil. “A nova receita foi muito bem aceita pelos estudantes. Isso é muito gratificante e é um dos motivos que gosto de participar desse concurso”, afirmou Luciana.
Nos dias 21, 22 e 25, os alunos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues vão experimentar os três pratos finalistas. Daí será classificado o 1º, 2º e 3º lugar.
Todas as 17 receitas foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por profissionais da área de nutrição e alimentação escolar da Secretaria de Educação e equipe da empresa terceirizada Verdemais. Cada uma é avaliada de acordo com originalidade, sabor, apresentação do prato, possibilidade de reprodução do preparo, valor nutricional e adequação ao público-alvo.
Serão premiadas as cozinheiras responsáveis pelas três melhores receitas classificadas pela comissão julgadora e avaliadas pelos estudantes. As unidades escolares finalistas receberão premiação e troféu pela participação.
O resultado será divulgado no dia 30, deste mês, em cerimônia no anfiteatro da Fundacc, Centro.
Veja Também Recentes
Alunas de ginástica rítmica do CIASE Sumaré encantam público durante apresentação de encerramento
O Teatro Mário Covas foi palco das apresentações de encerramento anual das alunas de ginástica rítmica do CIASE Sumaré, na última semana. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, destacou o talento e a dedicação de cerca de 50 jovens atletas que fazem parte
Distribuidora de energia elétrica EDP realiza plano especial de atuação durante o alerta para tempestades
A EDP, distribuidora de energia elétrica, realiza plano especial de atuação e destaca os cuidados com a segurança após o alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo sobre tempestades que devem persistir até o final da semana. De acordo com o alerta, os acumulados de chuva, em um
Prefeitura prepara adequações em edital para republicar novo chamamento para implantação do Hospital Veterinário
A Prefeitura de Caraguatatuba faz adequações no edital para continuar o processo de chamamento público para implantação Hospital Veterinário Municipal. O processo foi iniciado em julho deste ano, mas um morador da cidade questionou o certame e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) pediu informações ao município. Após manifestação
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica trabalhos de limpeza na cidade com força tarefa
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba, adotou um cronograma diferenciado nas atividades de limpeza e zeladoria de toda a cidade, visando atender o aumento da demanda no período do verão. Trabalhando com grupos de funcionários próprios do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da empresa terceirizada
Empresa EDP apresenta Projeto Verão e promete equipes fixas no Litoral Norte
A EDP apresentou nesta quinta-feira (07/11) o Projeto Verão para as cidades administradas pela concessionária. Segundo a empresa, haverá reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), além de equipes multidisciplinares. Em caso de necessidade, será realizada a migração de técnicos de outras