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Caraguatatuba recebe prêmio “Gestão Inovadora na Educação da Mind Lab com apoio do site Porvir
Caraguatatuba recebe prêmio “Gestão Inovadora na Educação da Mind Lab com apoio do site Porvir
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, por meio da secretária Márcia Paiva, recebeu nesta quinta-feira (7/11) o troféu, o certificado e o selo do prêmio “Gestão Inovadora da Educação”, promovido pela Mind Lab com apoio técnico do Porvir.
O site Porvir é a principal plataforma de jornalismo e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Oferece conteúdos informativos e orientadores, promove oportunidades de troca e reflexão, e realiza ações de valorização para professores e gestores educacionais e tem a parceria da Mind Lab, líder em desenvolvimento integrado de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas.
Essa premiação reconhece, por todo o Brasil, gestões inovadoras na área da Educação, que promovam a equidade e impulsionem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Caraguatatuba foi uma das dez selecionadas este ano.
A cerimônia foi realizada na sala de reuniões da Secretaria de Educação, com a presença do professor Wagner Morales, representante da Mind Lab e Porvir. “Nossa proposta, é olhar por todo o Brasil, quais práticas são inovadoras e que se destacam pela inovação e efetividade na educação. Parabéns, a toda equipe da rede municipal de Caraguatatuba pelas boas ações e desempenho”, disse Morales.
Por sua vez, a secretária Márcia Paiva, agradeceu o reconhecimento e a premiação e reforçou o trabalho em equipe para atingir o excelente resultado. “Em um ano com tantos desafios, conseguimos fazer mais e melhor nossas práticas diárias. Ficamos muito felizes em receber esse prêmio que mostra que estamos no caminho certo. Obrigada a toda minha equipe”, declarou Paiva.
Caraguatatuba recebeu o prêmio, especificamente, no quesito “Escuta e Participação Democrática”.
Quem explica o porquê desse prêmio é a coordenadora e responsável pelo Apoio Pedagógico, Alessandra Ciaca.
Envolver estudantes também é uma das maneiras de inovar e, desde o início da trajetória escolar, as crianças podem contribuir. Quando questionados sobre melhorias na escola, alunos de uma unidade municipal de educação infantil de Caraguatatuba expressaram o desejo de ter mais tempo para almoçar. “Vários falaram que tinham que comer muito rápido, que a tia os chamava antes de eles conseguirem terminar”, contou. A partir daí, professores e gestores avaliaram o pedido das crianças e alteraram os horários para permitir uma refeição sem correria.
Esse é só um exemplo de como a rede municipal tem se esforçado para criar um ambiente que estimule a participação democrática. As mudanças começaram aos poucos e foram se ampliando conforme os bons resultados apareciam.
“Numa outra escola, era preciso decidir um horário para limpar os corredores. Em vez de decidirmos, buscamos uma resposta de como otimizar os horários com os próprios adolescentes e que estes cumprissem o que foi acordado para transitar pela escola”, recordou Alessandra.
Outro exemplo, destacado pela professora, é em relação à Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC). Os professores propõem alguns nomes de autores para uma possível homenagem e abrem votação para alunos de toda a rede. “Como numa democracia, o resultado tem de ser acatado por todos”, observou.
Já no concurso gastronômico anual, o Chef Caraguá, os alunos são jurados e escolhem um prato para entrar no menu da alimentação escolar.
Outro destaque é trabalho com o Projeto Municipal da Câmara Jovem. Cada escola elege seu grêmio e um representante para a Câmara Jovem, que discute e vota projetos para a rede municipal.
“Eles propuseram a instalação de um sinal visual nos pátios, para que estudantes surdos possam ter mais autonomia. Levaram o texto para a Câmara Municipal e os vereadores o aprovaram. Agora, todas as nossas escolas têm o sinal sonoro e um sinal de cor nos pátios”, relata Alessandra.
Os professores também são chamados a opinarem. Um exemplo é a escolha entre opções de calendário escolar. “Há 200 dias no ano letivo, mas este ano, por exemplo, os docentes escolheram ter cinco sábados letivos e fazer um recesso em outubro, depois da FLIC. Mais um exemplo de que a escuta e a participação coletiva fazem toda a diferença para a gestão educacional”, reforçou Ciaca.
Além de Caraguatatuba foram premiadas as experiências das secretarias municipais de Educação de Barretos, Piracicaba, Marília e São Bernardo do Campo, em São Paulo; Angra dos Reis e Campos dos Goytacazes, do Rio de Janeiro; Vitória da Conquista, na Bahia; Recife, em Pernambuco; e Rio Branco, no Acre.
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