Pesquisar No Site
Caraguá tem programação cultural infantil variada e gratuita neste sábado
Caraguá tem programação cultural infantil variada e gratuita neste sábado
Neste sábado (9), Caraguatatuba recebe diversas atividades culturais gratuitas para a criançada e suas famílias. De manhã, das 8h30 às 12h, tem o Picnic Literário que acontece no Horto Florestal, no Rio do Ouro, com os integrantes da Comissão de Literatura da Fundacc junto com a educadora Elisangela Ros durante a formação LEEI “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, promovida por profissionais da UNICAMP.
O encontro tem como objetivo, ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar suas práticas educativas respeitando as especificidades da primeira infância, as interações e as brincadeiras neste ciclo de vida.
Para essa trilha literária, a comissão de literatura da Fundacc foi convidada para participar levando poesia e contação de histórias com as artistas e escritoras, Luciana Souza, Rosana, Roxie, Miriam Bilhó e Dani Almeida.
Na Praia com livros e Histórias realiza última edição do ano
Já no horário da tarde, a partir das 14h, no parquinho ao lado do quiosque Açaidera, no Centro, tem a última edição do projeto Na Praia com Livros e Histórias, promovida pela Fundacc em parceria com a comissão literária. As atividades contam com a participação de diversos artistas da região, escritores e agentes literários integrantes da Comissão de Literatura da Fundacc.
Na programação, estão confirmadas as seguintes atrações:
15h – Espetáculo teatral: Romieta e Julieu: Um amor Caiçara, de Michele Vicentti
16h – Mamulengo de Si Mesmo – histórias populares
16h30 – Edhy Folia Circo Show – histórias de circo
17h – Nhá Rita – histórias caiçaras
17h30 – Ricardo Magalhães – Mágica
O projeto que teve início em abril deste ano, a cada edição tem ganhando novos adeptos. “Recebemos uma média de 80 crianças por evento. Além das atividades, levamos também diversos títulos que ficam expostos em esteiras, lonas coloridas e também no nosso Cooler literário que já virou um xodó do público”, explica Dani Almeida, idealizadora do projeto.
Integrantes da Comissão de Literatura da cidade fortalecem a iniciativa realizando leituras e levando indicações literárias para os participantes. “Estar junto com a criançada é sempre divertido e revigorante. Aproveitamos para incentivar a galerinha a ter mais vontade de ler e também para falar com o público dos outros projetos da Comissão, além é claro, de poder conhecer um pouco mais sobre o perfil dos pequenos leitores de Caraguatatuba”, pontua Letícia Barroso, coordenadora da Comissão de Literatura da Fundacc.
Durante as atividades promovidas no local, as obras disponibilizadas pela Fundacc são apreciadas pelas crianças e seus familiares que, motivadas com a leitura das histórias, terminam levando algum livro para casa. “Parabéns a todos os envolvidos neste projeto vitorioso que contribui e muito para a democratização da literatura da nossa cidade, além de fortalecer as produções literárias de escritores, artistas, grupos e coletivos locais”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.
Auditório Maristela de Oliveira recebe peça infantil “Desconcerto”
E para encerrar o sábado com toda alegria, o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundacc, recebe às 17h, o espetáculo “Desconcerto”, com entrada gratuita.
A peça voltada ao público infantil, é viabilizada pelo Governo do Estado e pela Lei Paulo Gustavo, e circula por diversas cidades do interior e litoral paulista.
A apresentação é protagonizada pela atriz Alexa Kiany, que interpreta a palhaça Kika. O solo combina arte circense, comédia física e sonora, manipulação de bonecos e interatividade com o público. Dirigido por Daniela Biancardi, “Desconcerto” estreou em 2018 e apresenta a jornada de Kika em busca de seu espetáculo musical.
Durante a performance, Kika enfrenta uma série de imprevistos que afetam seu roteiro. Com a ajuda de Aliszt, sua gata, e da plateia, a palhaça tenta criar um “concerto às avessas”. A interação com o público transforma cada apresentação em uma experiência única, abordando temas como perda, esperança e coragem.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (16/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h, no Departamento de RH da Secretaria da Administração (Secad), no Centro. Após a assinatura do contrato, os convocados vão
Prazo para pagamento da tarifa do Free Flow Tamoios sobe para 30 dias
O prazo para pagamento da tarifa do Free Flow–Pedágio Eletrônico aumentou de 15 dias para 30 dias na Rodovia dos Tamoios. A resolução foi publicada no Diário Oficial nessa quarta-feira (16) pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e o novo prazo vale para os pedágios eletrônicos de todo o país.
14º Festival do Mexilhão de 15 a 17 de novembro tem programação musical variada
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Associação dos Pescadores e Maricultores (Amapec), realiza de 15 a 17 de novembro, o 14º Festival do Mexilhão, na Praça Irmã Lucila, na Praia da Cocanha, região Norte da cidade. O evento, que é gratuito e tradicional no município, oferece aos visitantes
Obra de sistema de drenagem no Aruan continua
A Prefeitura de Caraguatatuba continua trabalhando na implantação de um novo sistema de drenagem na avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na altura do bairro Aruan. A equipe da Secretaria de Obras Públicas (Secop) trabalha no sentido Centro. O desvio está sendo feito pela faixa de estacionamento
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre