Pesquisar No Site
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros.
Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos, 226 rondas em pontos turísticos, 547 rondas escolares, cinco veículos/motos vistoriados, além de 1.146 rondas e estacionamento em locais públicos (pontos de visibilidade) e 155 abordagens. Também foram registradas 13 ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha.
A Guarda Civil atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI) que apoia o trabalho de identificação de veículos clonados, de recuperação de veículos roubados, e também de identificação de pessoas procuradas.
Em outubro, o COI registrou 21 atendimentos via 153, trabalhou no apoio a quatro investigações realizadas pela Polícia Civil, atuou na localização de cinco pessoas autoras de crimes e duas pessoas procuradas pela justiça. Também prestou num atendimento a uma mulher que acionou o Botão SOS Caraguá Para Elas.
O que faz a GCM
A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e atualmente é formada por 57 integrantes, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.
Em outubro, a GCM encerrou o Curso de Formação de novos aprovados no Concurso Público 001/2019 para cargos na Guarda. São 22 formandos, entre eles, duas mulheres, prontos para serem chamados para assumir o cargo de Guarda Civil Municipal.
O grupo passou por um curso com carga de 640 horas, o equivalente a quatro meses de aprendizado em período integral. Após o curso, o grupo está apto a integrar a corporação e trabalhar armado nas ruas da cidade.
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
Serviço
Guarda Civil Municipal
Telefone: 153
Veja Também Recentes
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba
A segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. Técnicos
13º FET – Festival Estudantil de Teatro está com inscrições abertas para grupos do Litoral Norte e Vale do Paraíba
Até o dia 27 de outubro, estarão abertas as inscrições para o 13° FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba, para apresentação e premiação de propostas teatrais estudantis do Litoral Norte e Vale do Paraíba. A realização é da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e Prefeitura de
Caraguatatuba recebe mais de 1,5 mil pessoas para os Desafios e Travessias Aquamundo
Um dos grandes eventos de maratonas aquáticas realizado em Caraguatatuba no último sábado (19) recebeu em torno de 1.600 pessoas, entre atletas e espectadores. O chamado “Desafios e Travessias Aquamundo” já é uma tradição entre os atletas e movimentou a Praia da Cocanha, na região Norte. Apesar da previsão de
Tamoios fará bloqueio momentâneo das rodovia, na segunda-feira, para aferição de radares
A Concessionária Tamoios informa que fará a realização de bloqueio momentâneo na manhã de segunda-feira (04) para aferição de radar fixo. O bloqueio será feito a partir das 9h30, na altura do km 74, pista sentido litoral, no trecho da Serra Antiga. A duração será de até 20 minutos. A
Teatro Mario Covas apresenta espetáculo “Duplos [versão 1]” e promove oficina de dança gratuita
No dia 3 de novembro, às 18 horas, o Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo, “Duplos [versão 1]”, idealizado pelo projeto Fluxo de Redes, da artista da dança Ayumi Hanada, e está em circulação por oito cidades do estado de São Paulo. Segundo a artista, o projeto é todo baseado