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Alunos do 8º ano da EMEF Professor Euclydes Ferreira recebem prêmio do Programa Boa Energia nas Escolas da empresa EDP
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Euclydes Ferreira recebem prêmio do Programa Boa Energia nas Escolas da empresa EDP
A EMEF Professor Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, foi um dos destaques da Gincana “Xô Desperdício”, dentro do Programa Boa Energia nas Escolas, promovido pela empresa EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O vídeo produzido pelos alunos do 8º ano ficou em 3º lugar, entre os 10 finalistas de 32 cidades participantes.
A cerimônia de premiação ocorreu quinta-feira (31), no Teatro Colinas, em São José dos Campos, com a entrega simbólica do prêmio aos alunos e educadores, que contempla um sistema completo de geração solar fotovoltaica para cada unidade de ensino finalista.
As alunas Agatha Gomes Silva, 12 anos, do 7º ano, e Yasmin Riani, 13 anos, do 8º ano, receberam o troféu juntamente com o vice-diretor, Alexandre Caldeira Siqueira, a coordenadora mediadora de conflitos, Rafaela Santos Andrade Batista e a professora dos 8º ano, Taiana Rodrigues.
Além de Caraguatatuba também participam as seguintes cidades: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guaratinguetá, Itaquaquecetuba, Jacareí, Lorena, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Poá, Potim, Roseira, São Sebastião, Suzano e Tremembé.
O Boa Energia tem como objetivo mudar hábitos de consumo e impactar positivamente as comunidades em prol do desenvolvimento sustentável e está alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial, os de números 4 – Educação de Qualidade; 7 – Energia Limpa e Acessível; e 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Em 13 anos de atividades, o Boa Energia nas Escolas já impactou positivamente mais de 400 mil alunos e 7.500 professores em 1.520 estabelecimentos de ensino.
Participação da EMEF Professor Euclydes Ferreira
O projeto na EMEF Professor Euclydes Ferreira teve início em maio com a capacitação dos professores por meio de recursos interativos e virtuais além de material de apoio.
“A partir daí, foram desenvolvidas atividades pedagógicas sobre consumo de energia, desperdício, energias alternativas como eólica e solar e educação ambiental”, contou a professora Taiane.
Os estudantes também receberam a visita do Caminhão da Boa Energia da EDP, um laboratório itinerante, onde os visitantes vivenciam uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, a história da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa, com maior eficiência.
A última etapa do programa ocorreu no segundo semestre com a realização da gincana cultural, que teve como meta estimular a comunidade a promover o combate ao desperdício de energia elétrica nas escolas, residências e na sociedade em geral.
Os alunos reuniram todo conhecimento adquirido e pediram auxílio para a elaboração de um vídeo à professora Rafaela Santos, que prontamente montou o roteiro, colaborou com as filmagens, efeitos especiais e edição.
Posteriormente, os estudantes postaram na página indicada pela EDP, no Youtube, e foram pedir a participação da comunidade na votação.
“Postamos nos grupos de pais e amigos, pedimos que as pessoas vissem e curtissem nosso vídeo. Também criamos um QRCode e corremos por várias ruas pedindo o apoio das pessoas para que votassem pelo celular, com isso tivemos um ótimo resultado”, disse Rafaela.
O vídeo tem o tempo de um minuto e 55 segundos e pode ser visto pelo link https://www.youtube.com/watch?v=_PM1Uj_LRAY
“Nossa escola empenha-se muito toda vez que entramos em um projeto e competição. Considero que somos pés quentes, porque já ganhamos uma competição da Nestlé onde ganhamos bicicletas que geram energia para o funcionamento da horta da escola e agora vamos ganhar iluminação fotovoltaica para uma de nossas salas. O saldo foi muito positivo, principalmente pelo aprendizado dos adolescentes”, afirmou o vice-diretor.
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