Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba monitora cidade por contas de chuvas e ventos

Publicado em: 25/10/2024
Destaques
Defesa Civil de Caraguatatuba monitora cidade por contas de chuvas e ventos
Defesa Civil de Caraguatatuba monitora cidade por contas de chuvas e ventos

A Defesa Civil de Caraguatatuba está monitorando a cidade por conta das chuvas e ventos ocorridos desde a noite de quinta-feira (24/10), conforme previsão do Estado.

#PraTodosVerem: Funcionário da Sesep corta com serra elétrica uma árvore caída sobre um muro (Foto: Divulgação/PMC)

Os ventos chegaram a atingir até 90 km/h e os acumulado de chuvas não passaram de 10 milímetros em 24 horas em todas as estações pluviométricas. A previsão é de que os ventos ainda continuem.

Segundo a Defesa Civil, foram registradas quedas de oito árvores, sendo seis na região Norte (Massaguaçu, Verde Mar e Park Imperial), uma no Indaiá e outra no Sumaré, na região Central. Ninguém se feriu. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão ajudando na desobstrução das vias.

Parte da estrutura de uma tenda extra do Empreenda Caraguatatuba sofreu avarias e as equipes já estão ajustando para restaurá-la.

Na Educação, esta semana é de recesso escolar nas escolas do Ensino Fundamental. Já os Centros de Educação Infantil (CEIs) estão funcionando normalmente hoje, mesmo com alguns bairros ainda sem energia.

As Unidades Básicas de Saúde estão funcionando de forma parcial. Apenas os serviços que dependem de energia foram interrompidos até o completo estabelecimento da energia. Estão com atendimento parcial as Unidades do Rio do Ouro, Jaraguazinho, Casa Branca, Jetuba e Massaguaçu. A UBS do Sumaré foi fechada por causa da queda de uma janela, que foi derrubada pela ventania.

A Secretaria de Saúde optou por suspender a vacinação nesta sexta-feira (25), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos bairros Sumaré, Casa Branca, Getuba, Rio do Ouro e Jaraguazinho, para que não haja perda das doses, por conta da instabilidade da energia elétrica. Desta forma, as vacinas estão sendo transportadas para UPA Centro que conta com um gerador de energia e na terça-feira (29), serão devolvidas às Unidades. A previsão é que na quarta-feira (30), o atendimento seja normalizado. Lembrando que segunda-feira (28) é ponto facultativo do Dia do Servidor Público.

Além disso, a sede da Secretaria de Saúde que fica no bairro Jaraguazinho teve o atendimento suspenso nesta sexta-feira, por conta da falta de energia.

As atividades do Centro Dia e do Centro de Convivência do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba, no bairro Jardim Jaqueira, foram suspensas nesta sexta-feira (25/10), em decorrência dos fortes ventos que causaram estragos como telhas e vidros quebrados. O dia ficou por conta da equipe de manutenção para limpeza e reparos. O Ciapi retoma o funcionamento na próxima terça-feira, 29, a partir das 8h.

Parque Natural Municipal Juqueriquerê

O Parque Natural Municipal Juqueriquerê está fechado nesta sexta-feira (25) devido aos ventos fortes que atingem a região. A medida foi tomada para garantir a segurança dos visitantes e funcionários, uma vez que condições climáticas adversas podem representar riscos, como quedas de árvores.

EDP reforça equipes em campo em Caraguatatuba

A EDP informa que, em virtude das fortes chuvas acompanhadas de ventos de até 90km que atingiram a cidade de Caraguatatuba desde ontem a noite, reforçou as equipes e segue mobilizada para o atendimento de mais de 120 ocorrências.

Entre os bairros mais atingidos estão: Massaguacu, Rio do Ouro, Martins de Sá e Casa Branca.

Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.

Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.

Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.

A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:

– Site: www.edp.com.br

– Aplicativo EDP Online

– WhatsApp (11) 93465-2888

– Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123

Sabesp

A Sabesp informa que o abastecimento em Caraguatatuba poderá ser afetado nesta sexta-feira (25), devido a uma interrupção no fornecimento elétrico, que aconteceu nos Sistemas de Abastecimento Porto Novo e Palmeiras Norte, Guaxinduba e Massaguaçu. A previsão da EDP é que a normalização ocorra até as 13h30. É importante o uso consciente do volume de caixas-d’água dos imóveis e, se possível, a reserva até que o sistema de distribuição esteja em operação integral, o que deve ocorrer apenas durante a noite de hoje. Os imóveis residenciais que possuem caixa-d’água com reservação para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir menos as intermitências no abastecimento. A Sabesp destaca que está adotando todas as medidas para minimizar possível impacto no abastecimento. Para registrar ocorrências ou fazer solicitações, os clientes podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (chamada gratuita) ou acessar a Agência Virtual no site www.sabesp.com.br.

Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alunos da Guarda-Mirim recebem certificado do projeto “Bombeiro na Escola”
Alunos da Guarda-Mirim recebem certificado do projeto “Bombeiro na Escola”

Na sexta-feira (22), à noite, na sala Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação, 52 alunos da Guarda-Mirim receberam a certificação por participarem do programa “Bombeiro na Escola”. O curso teve duração de quatro aulas, uma por semana, com o instrutor cabo PM Sérgio Giovani Vieira da Silva Costa, do

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/11/2024
Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas
Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas

A Prefeitura de Caraguatatuba notificou na tarde de quinta-feira (07/11) a Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A notificação trata de um aviso prévio de 30 dias para que a OS deixe a administração das unidades. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/11/2024
Caraguatatuba conclui última Avaliação de Densidade Larvária e reduz índice em comparação ao ano passado
Caraguatatuba conclui última Avaliação de Densidade Larvária e reduz índice em comparação ao ano passado

A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), concluiu a quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. Foram vistoriados cerca de 3 mil imóveis por toda cidade e o índice obtido foi de 2.9%, considerado situação de alerta para o risco de infestação

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 06/11/2024
Caraguatatuba recebe Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste final de semana
Caraguatatuba recebe Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste final de semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza mais uma edição da Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste domingo (10). O evento terá início às 8h30 no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug). Serão mais de 60 equipes, incluindo de outras cidades como Rio de Janeiro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 06/11/2024
Caraguatatuba, a capital do litoral Norte de São Paulo, passou a figurar entre os destinos turísticos promovidos pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) nos novos roteiros turísticos, lançados oficialmente durante a Festuris, em Gramado (RS), no último final de semana. O COSUD, criado em 2019, reúne sete estados do Sul e Sudeste brasileiro: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional através do turismo, além de outras áreas estratégicas como cultura, meio ambiente e inovação. Através da parceria entre os governos estaduais e o apoio de parceiros locais, o consórcio formata um catálogo de roteiros turísticos que valoriza a diversidade cultural, histórica e natural dos estados, atraindo tanto o público nacional quanto internacional. Entre as atrações de Caraguatatuba destacadas no novo guia, está o Morro Santo Antônio, famoso pela vista panorâmica e ideal para voo livre, e as praias, que proporcionam experiências ligadas ao ecoturismo e esportes aquáticos. Para o secretário de turismo, Rodrigo Tavano, estar neste roteiro é divulgar cada vez mais Caraguatatuba como destino turístico, aumentando sua visibilidade e estimulando o desenvolvimento turístico regional.
Caraguatatuba integra novo roteiro turístico lançado pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste

Caraguatatuba, a capital do litoral Norte de São Paulo, passou a figurar entre os destinos turísticos promovidos pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) nos novos roteiros turísticos, lançados oficialmente durante a Festuris, em Gramado (RS), no último final de semana. O COSUD, criado em 2019, reúne sete estados

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/11/2024