Pesquisar No Site
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca equipamentos de atendimento humanizado nesta área
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca equipamentos de atendimento humanizado nesta área
O Dia Mundial da Saúde Mental, lembrado em 10 de outubro, é uma data importante, pois busca trazer uma reflexão sobre os sofrimentos mentais. Caraguatatuba possui diversos equipamentos de saúde voltados a este tipo de atendimento.
São equipamentos especializados no atendimento da saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II); CAPS-AD; Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil / Protege; Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris.
O objetivo da data é chamar a atenção para necessidade desse cuidado que é fundamental, pois a saúde mental afeta a todos em qualquer faixa etária, nível escolar, etnia ou renda. Isso porque existem vários distúrbios categorizados dentro desse conceito, como depressão, ansiedade, estresse, dependência de álcool e outras drogas ou perturbações psicóticas, como a esquizofrenia.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, neste ano, o CAPS II realizou cerca de 30 mil atendimentos com assistente social, enfermagem, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, além dos acolhimentos, atendimentos individuais, em grupos e domiciliares, práticas corporais e atenção às situações de crise. Já o CAPS AD foram mais de 14 mil nas mesmas especialidades.
Já o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil / Protege, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes realizou este ano, 4.590 atendimentos, entre escutas especializadas e avaliações, visitas domiciliares, terapias em grupo, psicoterapia individual, consulta médica e com assistente social.
A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão disponíveis para atender qualquer pessoa que queira ajuda. Elas são a porta de entrada para qualquer atendimento.
Serviços
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: fica na Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3883-9081. Atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD): fica Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600. Atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil/Protege: fica Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309. Atende apenas crianças ou adolescentes com transtorno mental e casos de violência.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris: para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
– CER: setor de Reabilitação Neuro Infantil fica no prédio do CEM/CEO, no bairro Jardim Primavera e atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.
Veja Também Recentes
Final da série ouro: time Os Travados/Caiçara é vencedor do campeonato de futsal 2024
A quadra do Morro do Algodão vibrou com a disputa final do Campeonato de Futsal Série Ouro na última sexta-feira (8). O time Os Travados/Caiçara ganhou de P. Barcelona por 4 a 2. Luis Matheus e Felipe Gomes foram os responsáveis por marcar para o time campeão, cada um fazendo
EMEF Professor Auracy Mansano promove Semana de Prevenção e Combate às Drogas
Os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Professor Auracy Mansano receberam diversas atividades durante a Semana de Prevenção e Combate às Drogas. O evento integra ações educativas da escola e trouxe uma palestra enriquecedora sobre os perigos associados ao uso de substâncias como álcool e cigarro. A palestra
Lei da Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba e do Programa Bolsa-Orquestra é sancionada
O prefeito Aguilar Júnior sancionou a Lei Municipal nº 2.746/2024, que instituiu a Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba (OSIJOCA) e o Programa Bolsa-Orquestra, na última quarta-feira (30/10). Integrantes da OSIJOCA, aprovados em processo seletivo, terão direito a uma bolsa de estudos de R$ 1.100,00, para cobrir todas as despesas do
Massaguaçu vive dias especiais com chegada de um bom swell
Localizada na região Norte de Caraguatatuba, a Praia do Massaguaçu é um dos pontos preferidos dos surfistas da cidade para a prática do esporte. Além de ser de tombo, a areia abaixo da linha d’água é marcada por imperfeições provocadas pelas ondas e a correnteza das marés, condição que impossibilita
Módulo realiza em novembro o 1º Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte
Nos dias 09 e 10 de novembro de 2024 o Centro Universitário Módulo, Instituição de Ensino Superior (IES) do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, irá realizar a primeira edição do Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte de São Paulo. Nesta primeira edição a entrada do público será gratuita