Pesquisar No Site
Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Caraguatatuba promovem reunião pedagógica com servidores

Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Caraguatatuba promovem reunião pedagógica com servidores
Com o retorno das aulas na próxima segunda-feira (05/02), as EMEFs da rede municipal de ensino realizaram, hoje (1º/02), encontro entre a equipe gestora (diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico) e professores, auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs), inspetores de alunos e estagiários.

Fotos: Luís Gava/PMC
A reunião pedagógica da EMEF Prof. Luiz Silvar, bairro Casa Branca, ocorreu no Parque Estadual Serra do Mar, núcleo Caraguatatuba, no bairro Rio do Ouro. O diretor Alexandre Siqueira, a vice-diretora, Márcia Gonçalves e a coordenadora pedagógica Lilian de Melo fizeram dinâmica com o grupo, abordando o que cada um dos integrantes acredita ser importante para um ano letivo bem sucedido.
O professor de Ciências Jorge Gonzaga disse que o principal é o respeito: “Um ambiente onde as pessoas se tratam bem, sem discriminação é fundamental para mim. Todos os dias, temos que aprender a zerar as desavenças e abrir o coração para acolher o outro”, afirmou.
A colega Valdirene de Oliveira, professora de História, chamou a atenção para a integração da família na escola: “A participação dos pais e responsáveis é muito importante para o nosso trabalho. Além disso, espero ter criatividade para alcançar os alunos, já que estamos numa era de grande dispersão”, avaliou.
O diretor agradeceu a participação dos presentes e reafirmou o compromisso em proporcionar um ano letivo de qualidade. “Temos que ter confiança entre nós, planejamento, sabedoria e paciência para enfrentarmos os desafios”, ressaltou Alexandre.
Após o bate-papo, a turma fez a trilha do Jequitibá (1km) pois parte do grupo não conhecia o parque. Acompanhados por técnicos ambientais, os integrantes do grupo puderam apreciar as belezas e recursos naturais do local.

Fotos: Luís Gava/PMC
Por sua vez, a equipe gestora da EMEF Profº Antonio de Freitas Avelar, bairro Estrela D’Alva, preparou uma palestra com a cantora Mara Amaral, sobre os cuidados com a voz, principal ferramenta de trabalho dos educadores.
Os professores participaram de aquecimento vocal, foram orientados a ter uma boa alimentação e evitar leite, derivados e chocolates, pois aumentam a produção de muco e bebidas alcoólicas.
“Faço um alerta a todos os professores quanto aos sintomas de rouquidão, pigarro e perda da voz, que procure um profissional fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista. E antes de iniciar suas aulas que façam exercícios de voz”. Mara Amaral.
Para descontrair, a turma participou de um karaokê, onde todos puderam exercitar respiração e técnicas de colocação da voz, que também rendeu boas gargalhadas.
Veja Também Recentes

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro