Pesquisar No Site

Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Caraguatatuba promovem reunião pedagógica com servidores

Publicado em: 01/02/2018
DSC_0386
Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Caraguatatuba promovem reunião pedagógica com servidores

Com o retorno das aulas na próxima segunda-feira (05/02), as EMEFs da rede municipal de ensino realizaram, hoje (1º/02), encontro entre a equipe gestora (diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico) e professores, auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs), inspetores de alunos e estagiários.

Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Caraguatatuba promovem reunião pedagógica com servidores

Fotos: Luís Gava/PMC

A reunião pedagógica da EMEF Prof. Luiz Silvar, bairro Casa Branca, ocorreu no Parque Estadual Serra do Mar, núcleo Caraguatatuba, no bairro Rio do Ouro. O diretor Alexandre Siqueira, a vice-diretora, Márcia Gonçalves e a coordenadora pedagógica Lilian de Melo fizeram dinâmica com o grupo, abordando o que cada um dos integrantes acredita ser importante para um ano letivo bem sucedido.

O professor de Ciências Jorge Gonzaga disse que o principal é o respeito: “Um ambiente onde as pessoas se tratam bem, sem discriminação é fundamental para mim. Todos os dias, temos que aprender a zerar as desavenças e abrir o coração para acolher o outro”, afirmou.

A colega Valdirene de Oliveira, professora de História, chamou a atenção para a integração da família na escola: “A participação dos pais e responsáveis é muito importante para o nosso trabalho. Além disso, espero ter criatividade para alcançar os alunos, já que estamos numa era de grande dispersão”, avaliou.

O diretor agradeceu a participação dos presentes e reafirmou o compromisso em proporcionar um ano letivo de qualidade. “Temos que ter confiança entre nós, planejamento, sabedoria e paciência para enfrentarmos os desafios”, ressaltou Alexandre.

Após o bate-papo, a turma fez a trilha do Jequitibá (1km) pois parte do grupo não conhecia o parque. Acompanhados por técnicos ambientais, os integrantes do grupo puderam apreciar as belezas e recursos naturais do local.

Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Caraguatatuba promovem reunião pedagógica com servidores

Fotos: Luís Gava/PMC

Por sua vez, a equipe gestora da EMEF Profº Antonio de Freitas Avelar, bairro Estrela D’Alva, preparou uma palestra com a cantora Mara Amaral, sobre os cuidados com a voz, principal ferramenta de trabalho dos educadores.

Os professores participaram de aquecimento vocal, foram orientados a ter uma boa alimentação e evitar leite, derivados e chocolates, pois aumentam a produção de muco e bebidas alcoólicas.

“Faço um alerta a todos os professores quanto aos sintomas de rouquidão, pigarro e perda da voz, que procure um profissional fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista. E antes de iniciar suas aulas que façam exercícios de voz”. Mara Amaral.

Para descontrair, a turma participou de um karaokê, onde todos puderam exercitar respiração e técnicas de colocação da voz, que também rendeu boas gargalhadas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury

No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/04/2025
Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero

Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Secretaria de Tecnologia da Informação Publicado em 28/03/2025
Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento

A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 03/04/2025
Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira

Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2025
Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é  “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 28/03/2025