Pesquisar No Site
Prefeito de Caraguatatuba anuncia força tarefa e reforço de maquinários na limpeza urbana
Prefeito de Caraguatatuba anuncia força tarefa e reforço de maquinários na limpeza urbana
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve nesta quarta-feira (19) visitando o pátio da empresa terceirizada responsável pela limpeza pública da cidade, a Renovar. O objetivo da visita foi dar início a uma operação integrada para reforçar a limpeza urbana em todo o município.
Na ocasião, Aguilar Junior conversou com funcionários e participou de uma reunião com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Wilson Gobetti, e com os responsáveis pela empresa. Uma força tarefa será montada no sentido de melhorar os serviços de capina, roçada, varrição, retirada de resíduos, entre outros.
A Renovar conta atualmente com 180 funcionários e deverá contratar mais 20 pessoas para integrar a equipe. A empresa também contará com mais três caminhões trucados, que são usados para retirada de resíduos, duas máquinas varredeiras (uma grande e uma pequena), duas BobBods (para capina), uma retroescavadeira e uma máquina PC.
As principais metas continuam sendo a limpeza das ruas em todas as regiões e o combate ao descarte irregular de resíduos. Atualmente, a Sesep recolhe cerca de 90 a 130 toneladas por semana de resíduos como lixo, inservíveis, resíduos verdes e entulhos, descartados nos chamados “pontos viciados”, que são os locais irregulares utilizados pela população.
Recentemente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, fez um mapeamento de 60 pontos viciados e vem estimulando a população a denunciar as pessoas que fazer descartes irregulares.
O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80, dos artigos 156 ao 161 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização e multado em cerca de 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.116,00. Somente neste ano foram mais de 300 autuações por descarte irregular de lixo.
Mais um ecoponto
Outra medida que visa uma cidade mais limpa e que foi anunciada pelo prefeito Aguilar Junior no início do mês de maio é a construção do quinto Ecoponto da cidade, desta vez no bairro do Perequê-Mirim.
O projeto foi encaminhado para licitação e a construção será feita com recursos aprovados do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
O local poderá receber equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos, restos de construção civil e madeiras. São aceitos resíduos gerados até 1m³ por materiais.
Essa será a quinta unidade de um Ecoponto, cuja estrutura já funciona no Golfinhos, Martim de Sá, Massaguaçu e Tinga.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba terá serviços de plantão no Dia do Servidor
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar na próxima segunda-feira (28/10), em função do ponto facultativo do Dia do Servidor Público (Decreto nº 2.040/2024, publicado na Edição 1.429 do DOM de 16/10/2024). O atendimento ao público continua na terça-feira subsequente (29), às 8h30, no Paço Municipal, e no
EMEF Professor Auracy Mansano promove Semana de Prevenção e Combate às Drogas
Os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Professor Auracy Mansano receberam diversas atividades durante a Semana de Prevenção e Combate às Drogas. O evento integra ações educativas da escola e trouxe uma palestra enriquecedora sobre os perigos associados ao uso de substâncias como álcool e cigarro. A palestra
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização durante feriado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu neste final de semana 29 denúncias de perturbação de sossego. A fiscalização resultou em quatro multas no valor de 460 VRMS, equivalente a R$ 2.116 cada. Além disso, os fiscais estiveram nas praias para orientar banhistas e ambulantes a
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”
Nessa sexta-feira, as equipes de cozinheiras da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba e da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu apresentaram os pratos que concorrem no “Chef Caraguá 2024”. Este ano, 17 unidades escolares participam. Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de
ANEEL homologa reajuste tarifário com redução para cidades atendidas pela EDP
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a Revisão Tarifária Periódica da EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A. (EDP SP) com efeito médio de redução de 3,71% para os consumidores a partir desta quarta-feira (23/10), em Caraguatatuba e em outros 27 municípios paulistas atendidos pela concessionária. Os índices