Pesquisar No Site
Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística
Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, recebeu duas novas exposições abertas ao público em sua instalação.
Uma delas trata-se da pesquisa que utiliza macroinvertebrados como bioindicadores da qualidade da água do Rio Juqueriquerê. Um projeto desenvolvido pelo graduado em Ciências Biológicas, Rickson Drobinich do Nascimento, e exposto em parceria com o Centro Universitário Módulo.
Em um olhar técnico para a saúde do Rio Juqueriquerê, a ferramenta principal não é a análise química, mas sim o estudo de criaturas aquáticas: os macroinvertebrados.
Essa classe inclui larvas de insetos, crustáceos e outros invertebrados extremamente sensíveis às mudanças no ambiente. Sua presença ou ausência, além da abundância de cada espécie, indica a saúde do ecossistema aquático.
A pesquisa, que já está em fase de apresentação dos resultados, analisou três diferentes pontos ao longo do Rio Juqueriquerê. Os pesquisadores encontraram mais de 2.900 indivíduos pertencentes a 21 famílias, incluindo algumas espécies pouco estudadas.
Exposição de cerâmica
Em outra sala, os visitantes poderão apreciar uma exposição que celebra a biodiversidade em um olhar singular da ceramista Claudia Canova.
Chamada “Entre as cores: da serra ao mar”, a mostra é uma parceria com a Fundacc, que traz à tona a importância dos pequenos seres vivos, muitas vezes ignorados, e a sua relação fundamental com o equilíbrio ecológico.
Com um olhar sensível e técnicas tradicionais, Canova transforma os insetos, como borboletas e besouros, em protagonistas de suas obras. Através de esculturas em cerâmica, a artista mostra a beleza e a fragilidade da vida em seus mínimos detalhes.
A técnica do Engobe, um método ancestral de coloração do barro, utilizado pelos povos originários e aprimorado pela artista desde 2013 em parceria com o Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas, confere um caráter único a cada peça. A queima em Raku, outra técnica tradicional, realça a beleza natural dos materiais e a singularidade da obra.
Ambas as exposições são gratuitas e abertas ao público em geral no Parque Juqueriquerê, que fica localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo. O local funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba intensifica vacinação contra Febre Amarela para pessoas não vacinadas
Por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, Caraguatatuba inicia nesta segunda-feira (4), intensificação da vacina contra a Febre Amarela para pessoas que ainda não foram vacinadas. A medida é devido ao recente registro de casos de febre amarela em Serra Negra (SP), que resultou em um óbito. Por conta disso
Troca de experiências entre Caraguatatuba e Ubatuba fomenta desenvolvimento urbano
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, recebeu nesta sexta-feira (8) a visita do secretário de Urbanismo de Ubatuba, Luiz Otávio Pinho Vianna, e sua equipe, para uma troca de experiências entre as duas cidades. O encontro teve como objetivo discutir desafios e soluções urbanas semelhantes enfrentadas
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica trabalhos de limpeza na cidade com força tarefa
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba, adotou um cronograma diferenciado nas atividades de limpeza e zeladoria de toda a cidade, visando atender o aumento da demanda no período do verão. Trabalhando com grupos de funcionários próprios do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da empresa terceirizada
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso abre edital para eleição de novos representantes da Sociedade Civil biênio 2025/ 2027
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) de Caraguatatuba informa que a partir de segunda-feira, dia 4, estarão abertas as inscrições para eleição dos representantes da Sociedade Civil, nas vagas de Conselheiros titulares e suplentes, biênio 2025/2027. Confira aqui A eleição de Conselheiros Representantes da Sociedade civil
“Lisbela e o Prisioneiro” ganha adaptação para o teatro e se apresenta no Mario Covas
No próximo dia 22 de novembro, às 20h30, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo, “Lisbela e o Prisioneiro – Teatrando por Aí – O Musical”, da Trupe Garagem & Cia de Teatro, da cidade de Tatuí (SP). O espetáculo apresenta o encontro entre Lisbela e Leléu numa cidade do