Pesquisar No Site
Prefeitura e Conselho Municipal iniciam ciclo de palestras na programação do Junho Violeta
Prefeitura e Conselho Municipal iniciam ciclo de palestras na programação do Junho Violeta
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDDI), iniciou nesta quarta-feira (5/6), pela manhã, um ciclo de palestras referentes ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.
O evento contou com a participação do Secretário da Sepedi, Amauri Toledo, do presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI), Luís Otávio Paes, entre vários idosos e frequentadores do Ciapi.
Ao abrir o evento, Amauri Toledo falou sobre a importância do Junho Violeta e agradeceu a presença de todos. “É bom estar aqui para falar da violência pois ela ocorre a todo momento, escondida. Ninguém vê, mas sempre tem alguém que ouve e pode denunciar. Temos que valorizar a vida e não podemos admitir que a violência aconteça. A velhice é um momento de paz, de sabedoria. A Sepedi é uma Secretaria que luta pelos idosos”, declarou.
Amauri destacou ainda que o Junho Violeta é só uma referência na luta contra a violência. “O cuidado com nossos idosos deve ser durante todo o ano. O idoso vítima de violência é um ser humano que está em sofrimento físico, psicológico, financeiro. Hoje há muitos meios de denunciarmos essas condições anonimamente”, completa.
A palestra foi proferida pela Dra. Vanessa Augusta Pires de Macedo, Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da 65ª Subseção da OAB – Caraguatatuba. Ela falou sobre o Estatuto do Idoso e as formas de violência contra o idoso.
O evento também contou com uma breve fala da diretora técnica da Sepedi, Alcione Ribeiro, que fez uma apresentação da rede de equipamentos públicos que fazem o atendimento e garantem os direitos dos idosos no município. Discorreu também sobre o fluxo de atendimento aos idosos em situação de violência e violação de direitos.
Mais palestras:
As demais palestras serão a partir do dia 10, nos CRAS Barranco Alto, Sul, Centro, Olaria, Jetuba e Massaguaçu, e abordarão o mesmo conteúdo.
O fechamento do Junho Violeta contará com o show, com a Banda Golden Boys, gratuito e aberto ao público, na Praça da Cultura, no centro da cidade.
O objetivo é disseminar discussões a respeito dos casos e índices de violência e desrespeito para com a população idosa, estimulando a mobilização da comunidade para o resgate de uma relação saudável e motivadora para com esse grupo etário.
Junho Violeta
A data 15 de junho foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 como alerta para a existência de todos os tipos de violência, maus-tratos e violações dos direitos dos idosos.
Com a instituição da data, o mês passou a ser chamado de Junho Violeta, quando são disseminadas ações para a valorização das pessoas idosas, combate à discriminação e a violência contra essas pessoas que, muitas vezes, se encontram em situação de vulnerabilidade.
Confira a programação do ciclo de palestras com a OAB:
10/06 (segunda-feira): Às 10h, CRAS Barranco Alto, rua Sebastião Paulino Ferreira, nº 81, Barranco Alto
10/06 (segunda-feira): Às 15h, CRAS Sul, avenida José Herculano, 6.900, Porto Novo
11/06 (terça-feira): Às 10h, CRAS Centro, rua Antônio Valente, nº 80, Jardim Jaqueira
11/06 (terça-feira): Às 15h, CRAS Olaria, avenida Marginal Ipiranga, nº 17, Olaria
12/06 (quarta-feira): Às 9h, CRAS Jetuba, rua Gabriel Fagundes da Rosa, nº 315, Jetuba
12/06 (quarta-feira): Às 10h, Rua Itália Baffi Magni, 512, Massaguaçu
28/06 (sexta-feira): Às 19h, encerramento com Show da Banda Golden Boys, na Praça da Cultura, centro
Serviço:
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) – rua Jorge Burihan, nº 10, Jardim Jaqueira
Veja Também Recentes
Escolas Municipais de Caraguatatuba promovem Feiras de Empreendedorismo do 1º ao 5º ano
A EMEF Professora Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, foi a segunda unidade escolar da rede municipal, a realizar a Feira de Empreendedorismo, este ano, no dia 19/10. A EMEF Professor Jorge Passos foi a primeira a preparar a exposição no final de setembro (28/9). O
Departamentos Ético Disciplinar e de Medicina do Trabalho da Prefeitura de Caraguatatuba atendem no DRH da Secretaria de Administração
Os Departamentos Ético Disciplinar (DED) e de Medicina e Segurança do Trabalho (DMST) da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão atendendo no prédio do Departamento de Recursos Humanos (DRH), no Centro. O Departamento Ético Disciplinar é responsável pela apuração de denúncias de condutas inadequadas de funcionários públicos no
GCM de Caraguatatuba apreende 60 cápsulas de cocaína e mais de R$ 2 mil em abordagem no Golfinhos
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba apreendeu 60 cápsulas de cocaína e aproximadamente dois mil reais em espécie, dentro de um veículo, em uma abordagem no bairro Balneários dos Golfinhos, região Centro/Sul da cidade. A abordagem ocorreu na tarde de sábado (16), quando a equipe da GCM patrulhava nas proximidades
8º Festival de Cinema de Caraguatatuba – Curta Caraguá, movimenta a cidade de 8 a 12 de novembro
Tem início no dia 8, sexta-feira, no Teatro Mario Covas, o Curta Caraguá 2024 – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba, criado há quase uma década para estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual nos jovens e formação de público no município. A entrada é gratuita. Na programação, que segue até o dia 12 de novembro,
Sábado é dia de Feira de Adoção de Cães e Gatos no CCZ de Caraguatatuba
Cerca de 30 animais estarão à espera de um novo lar no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba. Quem quiser adotar um novo pet pode procurar a Feira de Adoção de Cães e Gatos, neste sábado (26), das 9h às 13h. Todos os animais estão clinicamente saudáveis, vacinados