Pesquisar No Site
Caraguatatuba é a única cidade do LN que realiza licenciamento ambiental local de alto impacto

Caraguatatuba é a única cidade do LN que realiza licenciamento ambiental local de alto impacto
Caraguatatuba é uma das primeiras cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) a ter autorização para realizar licenciamentos ambientais municipais de empreendimentos e atividades com impacto local de nível alto.
A autorização é baseada na Deliberação Normativa nº 01/2024 do CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente) aprovada em fevereiro deste ano.
O município, que já licenciava empreendimentos e atividades com impacto local de nível médio, a partir de junho passou para o nível alto. Na prática, essas medidas resultam numa série de ganhos ambientais, sociais e econômicos para a cidade.
Como exemplo, a Prefeitura de Caraguatatuba já emitia autorização para supressão de vegetação de estágio inicial, agora passou a autorizar o corte de vegetação em estágio médio.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, as mudanças são mais adequadas à realidade local e às necessidades do município tendo as análises, liberações, renovações e a fiscalização sendo feitas pelos servidores públicos da pasta.
“Com o licenciamento, haverá minimização das ilegalidades e irregularidades com o ganho de agilidade no licenciamento e nas autorizações. Com isso, teremos ganhos de preservação e recuperação da cobertura florestal com as compensações sendo direcionadas para áreas prioritárias para conservação dos recursos naturais”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro Caetano.
Ganhos sociais e econômicos
Essa mudança de nível de licenciamento dará agilidade na implantação das obras e nas atividades de utilidade pública e de interesse social, haverá custos bastante reduzidos nos processos, resultando em maior acessibilidade para a população que mais precisa.
Segundo o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o desafio é aliar desenvolvimento com sustentabilidade.
“Com certeza teremos a segurança para que os empreendedores invistam em novos negócios, incrementando a economia, gerando emprego, trabalho e renda para nossa população. Os processos serão mais ágeis, mas com coerência e seguindo a legislação na análise dos empreendimentos e atividades”, disse.
Veja Também Recentes

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide