Pesquisar No Site
Programa “Caraguatatuba sem Bitucas” completa três anos e Prefeitura reforça uso das bituqueiras
Programa “Caraguatatuba sem Bitucas” completa três anos e Prefeitura reforça uso das bituqueiras
O programa “Caraguatatuba sem Bitucas” completou três anos de uma trajetória de conscientização ambiental na cidade. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, tem reforçado o uso dos equipamentos.
O projeto foi lançado em junho de 2021, em parceria com as empresas Poiato Recicla e Flow Sustentável, e teve grande apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O objetivo do programa é incentivar o descarte correto das bitucas de cigarro.
Hoje, a iniciativa conta com 16 pontos de coleta espalhados pela cidade, incluindo Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e cinzeiros de praia feitos de bambu.
A Prefeitura destaca a importância do uso das bituqueiras, pois o descarte irregular de apenas duas bitucas nas águas equivale a um litro de esgoto, prejudicando todo um ecossistema.
Mas o programa vai além da luta contra a poluição. As bitucas recolhidas também podem ser reaproveitas e transformadas em papel artesanal. Os materiais passam por um processo de descontaminação e transformação em massa celulósica.
Essa matéria-prima é utilizada em oficinas para a criação de enfeites, cadernos, folhas e outros objetos, promovendo o reaproveitamento e a criatividade.
“O programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ é um exemplo de como ações simples podem gerar impactos positivos para o meio ambiente. A participação da população tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa, e continuaremos trabalhando para conscientizar ainda mais sobre a importância do descarte correto das bitucas de cigarro”, afirma a Secretária Adjunta de Meio Ambiente, Tatiana Scian.
Com a instalação dos pontos de coleta em locais estratégicos, como o Paço Municipal, praias, unidades de saúde, escolas e outros pontos de grande circulação, o programa tem alcançado a população. A iniciativa também se destaca por sua abrangência, incluindo ações educativas, oficinas de reaproveitamento e a conscientização sobre os impactos da poluição por bitucas.
Veja Também Recentes
Prefeitura executa obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, executa as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como da
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza Centro de Atendimento do Poço da Anta
A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba finalizou a revitalização do Centro de Atendimento à Comunidade Bernadete dos Santos Reis na última quinta-feira (14/11), no bairro Poço da Anta, na região Sul do município. O espaço comunitário foi entregue pelo prefeito
Caraguatatuba promove Campanha Novembro Azul com ações de conscientização sobre a saúde masculina
Em alusão à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês uma série de ações voltadas à promoção da saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A campanha tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância dos exames preventivos e dos cuidados
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com o apoio da Polícia Ambiental, fiscalizou nesta segunda-feira (18) possíveis ligações de esgotos clandestinos no Rio Guaxinduba. Durante a ação por dentro do rio, foram detectados alguns tubos que, possivelmente, são provenientes de ligações clandestinas. Se constatada a veracidade,
Secretaria de Educação abre inscrição para processo seletivo para o cargo de diretor das Unidades Escolares Municipais
A Secretaria de Educação recebe, a partir desta segunda-feira (4), documentação dos candidatos interessados em assumir o cargo de diretor em uma das 60 escolas municipais. A Lei Municipal nº. 2.065, de 18 de janeiro de 2013, com redação dada pela Lei Complementar Municipal nº. 131, de 28 de agosto