Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba une esforços e amplia debates contra abuso sexual em escolas estaduais

Prefeitura de Caraguatatuba une esforços e amplia debates contra abuso sexual em escolas estaduais
Durante todo o mês de maio, diversas ações foram promovidas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Assistência Social e de Saúde, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e PROTEGE, visando combater o abuso sexual. As ações foram realizadas nas escolas estaduais.
Em sintonia com a campanha nacional “Faça Bonito” e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, as equipes realizaram atividades educativas e preventivas para conscientizar a comunidade escolar sobre a gravidade desse problema social.

#PraTodosVerem: Professores recebem palestras contra abuso e exploração infantil (Foto: Divulgação/PMC)
Sob o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, e com a mensagem inspiradora “Vamos mudar a história de nossas crianças e adolescentes”, os profissionais do PROTEGE e do CREAS conduziram dinâmicas, palestras e distribuíram materiais informativos, com o intuito de sensibilizar alunos, professores e funcionários a reconhecerem os sinais de abuso e exploração sexual, além de encorajá-los a denunciar prontamente qualquer situação suspeita.
Destacando o comprometimento coletivo com a proteção das crianças e adolescentes, a parceria entre o PROTEGE e o CREAS exemplifica o papel relevante dos atores do sistema de garantia de direitos de Caraguatatuba na promoção de um ambiente seguro e acolhedor para o pleno desenvolvimento de cada indivíduo.
Em casos de suspeita ou presenciamento de abuso sexual, a comunidade pode denunciar através do Disque 100 ou contatar o Conselho Tutelar nos números: Centro 3883-7885 e Sul 3887-1520.
A Prefeitura reforça que, juntos, é possível combater essa forma de violência e garantir o bem-estar das crianças e jovens.
Veja Também Recentes

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades