Pesquisar No Site
Prefeitura dá continuidade ao plantio de árvores em escolas da cidade
Prefeitura dá continuidade ao plantio de árvores em escolas da cidade
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou este ano as atividades do Plano Municipal de Arborização Urbana (Pmau) realizando plantio de mudas nativas na EMEF dr. Carlos Rodrigues de Almeida (Indaiá) e na EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gerdelin (Poiares).
Uma das metas do plano é realizar o plantio de mais de 4 mil mudas de espécies nativas em torno de todos os prédios públicos, criando o chamado Espaço Árvore, necessário para o desenvolvimento da árvore, sem que suas raízes danifiquem a estrutura ao seu redor e que possibilita entrada de água de chuva e nutrientes. No ato do plantio, outra regra é o respeito às normas de acessibilidade.
O plantio faz parte das ações recomendadas pela Diretiva de Arborização do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que avalia e apoia a gestão ambiental das prefeituras paulistas.
Atendendo a diretiva, Caraguatatuba está implantando um Projeto Piloto de Floresta Urbana, que recomenda o plantio de árvores em locais determinados: nas proximidades do Paço Municipal, na avenida principal do município, no centro comercial ou na escola pública de maior movimento.
“Com a aprovação do Plano Piloto, nossa intenção é prosseguir com o programa este ano, realizando o plantio nas escolas públicas do município”, conta o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti.
Caraguatatuba obteve a 12ª classificação no Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo, subindo 17 posições desde o ano passado e recebendo mais uma vez o certificado de Município VerdeAzul.
O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
Cartilha:
No site da PMC encontra-se disponível a Cartilha de Arborização Urbana, que possui as orientações necessárias para quem deseja realizar o plantio em frente à sua residência. A cartilha contem informações importantes como a escolha das espécies mais adequadas de acordo com o porte, faixa de acessibilidade, interferências como postes e fiações, tamanho de covas, irrigação, etc.
Outra ação do PMAU é o Piloto de Floresta Urbana. Em outubro do ano passado, o Prefeito Aguilar Junior plantou uma muda de ipê na calçada em frente ao Paço Municipal. A escola Thomaz foi beneficiada com o plantio também.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe GIRO PRO, ação do programa CULTSP PRO do Governo de São Paulo
Caraguatatuba receberá, no dia 11 de novembro, o GIRO PRO, uma iniciativa do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, voltado à qualificação de profissionais e ao incentivo à inovação no setor cultural e criativo
Lar São Francisco assume administração da Instituição de Longa Permanência em Caraguatatuba
A Organização Social Lar São Francisco, desde o dia 1º de novembro, assumiu a administração da Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência Maria Lúcia Baracat (ILP). A medida foi tomada após o término do contrato de gestão 145/2023, firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a
Prefeitura de Caraguatatuba participa de reunião da Tamoios para tratar da Operação Verão 2024/2025 referente ao trânsito
A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão na reunião realizada pela Concessionária Tamoios, para tratar da Operação Verão 2024/2025. O encontro foi feito na sede da Tamoios, no km 65 da rodovia, onde estiveram reunidos o secretário da Mobilidade Urbana e Proteção
“Lisbela e o Prisioneiro” ganha adaptação para o teatro e se apresenta no Mario Covas
No próximo dia 22 de novembro, às 20h30, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo, “Lisbela e o Prisioneiro – Teatrando por Aí – O Musical”, da Trupe Garagem & Cia de Teatro, da cidade de Tatuí (SP). O espetáculo apresenta o encontro entre Lisbela e Leléu numa cidade do
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações de combate e reforça alerta e cuidados sobre casos de chikungunya
A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam com vistoria nas residências e aplicação de inseticidas nas regiões com casos positivos. A preocupação é com aumento