Pesquisar No Site
Associação de Pescadores de Angra dos Reis visita obras do Enrocamento no Rio Juqueriquerê
Associação de Pescadores de Angra dos Reis visita obras do Enrocamento no Rio Juqueriquerê
Caraguatatuba recebeu uma visita importante da Associação de Pescadores de Angra dos Reis, cidade litorânea do Rio de Janeiro, no último sábado (18). A intenção foi conhecer de perto o Rio Juqueriquerê e, em especial, as obras de enrocamento que são realizadas em sua foz.
A comunidade pesqueira do Rio de Janeiro tomou conhecimento da construção dos molhes em Caraguatatuba por meio das notícias na imprensa. Os pescadores identificaram semelhanças significativas entre a situação do Rio Juqueriquerê e a realidade enfrentada em Angra dos Reis, onde vivem à beira do Rio Mambucaba, no sul da cidade.
Com mais de 45 mil moradores, o bairro Mambucaba sofre com enchentes, inundações e alagamentos constantes. Os moradores apontam que a principal necessidade é investir em obras de drenagens eficientes.
Após a vista em Caraguatatuba, o presidente da associação dos pescadores de Angra dos Reis, Eduardo de Araújo Bernardo, apontou que um projeto de enrocamento na foz do Rio Mambucaba traria enormes benefícios para a população local.
Os pescadores ainda apontaram outros desafios semelhantes aos enfrentados pela comunidade do Rio Juqueriquerê antes das obras realizadas. A movimentação de areia e o fechamento constante da barra do Rio Mambucaba dificultam a navegação e impedem o desembarque do pescado, acarretando prejuízos e maiores custos operacionais.
Eduardo de Araújo Bernardo parabenizou a Prefeitura pelo empenho em levar melhorias fundamentais à comunidade pesqueira e à cidade como um todo. “Ver essa obra de perto é a realização de um sonho e fico maravilhado com o empenho da Prefeitura em proporcionar essas melhorias à população”.
Ele também destacou os benefícios ambientais e sociais. “Entendemos que essa obra, de valor imensurável, visa manter o equilíbrio ambiental, combater a poluição e degradação do ecossistema, o desassoreamento do rio para o bom escoamento das águas, promovendo também atividades de educação ambiental e turismo sustentável”, contou.
A visita foi direcionada por representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que considerou o encontro como uma oportunidade para troca de conhecimentos e esclarecimentos técnicos, além de um canal de diálogo construtivo com os pescadores visitantes.
Veja Também Recentes
DER programa interdição da SP-55, em trecho da divisa com Ubatuba, para instalação de um pórtico
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) planeja interditar a rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, SP-55, no trecho da divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba, na noite de segunda-feira (28), a partir das 23h. A interdição será feita por uma empresa terceirizada, que fará a instalação de um pórtico (Painel
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com o apoio da Polícia Ambiental, fiscalizou nesta segunda-feira (18) possíveis ligações de esgotos clandestinos no Rio Guaxinduba. Durante a ação por dentro do rio, foram detectados alguns tubos que, possivelmente, são provenientes de ligações clandestinas. Se constatada a veracidade,
15º Litoral Encena começa nesta quinta na Praça do Caiçara
A 15ª edição do Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas, tem início no próximo dia 21 e segue até o dia 29 de novembro com atrações gratuitas na Praça do Caiçara, Auditório Maristela de
Caraguatatuba intensifica vacinação contra Febre Amarela para pessoas não vacinadas
Por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, Caraguatatuba inicia nesta segunda-feira (4), intensificação da vacina contra a Febre Amarela para pessoas que ainda não foram vacinadas. A medida é devido ao recente registro de casos de febre amarela em Serra Negra (SP), que resultou em um óbito. Por conta disso
Prefeitura de Caraguatatuba inicia transição de governo na próxima segunda
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (4/11) o processo de transição de governo. Para isso, foi publicado em outubro o Decreto 2.044/24 que dispõe sobre a transição do governo municipal e sobre a nomeação dos membros da respectiva equipe. A transição de governo é o procedimento institucionalizado que