Pesquisar No Site

Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial

Publicado em: 14/05/2024
Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial
Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba, reforça a importância da reforma psiquiátrica na construção de um modelo humanizado de atenção integral ao tratamento da saúde mental.

#PraTodosVerem: Fachada do CAPS-AD (Foto: Divulgação/PMC)

Com a reforma psiquiátrica, o paciente passou a ter acesso a uma assistência primária básica e aos atendimentos especializados como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo um dos serviços oferecidos pelo SUS, que surgiu em 1987 em São Paulo.

Caraguatatuba possui dois CAPS, um deles voltado ao tratamento de álcool e outras drogas, o CAPS-AD, que realiza grupos terapêuticos com o objetivo de ressocializar os pacientes e o resgate da identidade perdida com o uso de substâncias psicoativas.

Segundo o enfermeiro e coordenador do espaço, Robson Baldasso, em média, 60 usuárias frequentam esses grupos semanalmente, com um espaço que promove rodas de conversa, horta, atividades manuais e grupos terapêuticos. “No total, 600 pacientes são atendidos todo mês no CAPS-AD, homens e mulheres, adolescentes, adultos e idosos”, completou.

#PraTodosVerem: Trabalho manual em cima da mesa confeccionado pelas pacientes (Foto: Divulgação/PMC)

Para a paciente Kátia Braz que já foi internada em um hospital psiquiátrico e atualmente faz acompanhamento apenas no CAPS-AD, vê nesta rede de apoio uma grande diferença em seu tratamento. “Aqui vai muito além de medicação, nenhuma internação me deu este respaldo e apoio que encontro no atendimento do CAPS-AD. Hoje consigo ver uma evolução em meu tratamento”, contou.

Já Sebastiana do Nascimento, de 66 anos, está há três anos em acompanhamento no CAPS-AD e longe do álcool. “Agora meu foco é parar de fumar. Se Deus quiser vou conseguir”, disse.

O SUS garante o atendimento e acompanhamento para quem tem qualquer tipo de dependência química. A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada e tem papel fundamental na abordagem desses pacientes.

O CAPS-AD oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso de álcool e outras drogas e permite o planejamento terapêutico de cada paciente, com atividades que promovem integração do dependente químico na comunidade e no núcleo familiar.

O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, médico clínico geral, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional. Os atendimentos são individuais e em grupos, além de visitas domiciliares, atividades comunitárias de prevenção e cuidado à família.

O CAPS-AD é a porta aberta para acolhimento com técnico de referência de pessoas em sofrimento ao uso abusivo de substâncias químicas.

Equipamentos municipais:

– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3886-2701.

– Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD): Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600.

– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil: Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309.

Você não está sozinho, se precisar de ajuda, disque 188.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba

Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/04/2025
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/04/2025
Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP

Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 03/04/2025
DSC_8268
Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início

Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/04/2025
DSC_8121
Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira

Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/04/2025